Capa

Capa
» » » Arapongas participa do 20º Salão Paranaense de Turismo

turismo     

Evento reuniu secretários, dirigentes e interlocutores municipais de turismo.


Com o objetivo de promover os setores industrial e comercial de Arapongas, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da prefeitura de Arapongas (SEMIC), esteve presente em Curitiba, nos dias 13, 14 e 15 de março, no 20º Salão Paranaense de Turismo. Ao todo foram três eventos: “Reunião Técnica com Secretários, Dirigentes e Interlocutores Municipais de Turismo do Paraná”, “O Fórum Paranaense de Políticas Públicas do Turismo” e a “Mostra das Regiões Turísticas”. 

Representando a SEMIC, a Gerente Cláudia Guimarães Inoue destacou que os eventos foram didáticos, elucidativos e informativos, e que atrativos de algumas regiões do Estado do Paraná foram trazidos, com a aproximação do trade turístico “Esta integração com os idealizadores de produtos turísticos, bem como, com os canais de comercialização pode render frutos para os projetos a serem implementados na cidade”, explanou a gerente, que, na ocasião, apresentou no stand de Arapongas: o Turismo Empresarial e de Eventos, como produto turístico local.
O secretário da área Irineu Berestinas considerou positiva a participação no evento. “Os canais estão se alargando pela obtenção de experiências, articulações e divulgação da nossa potencialidade. Vamos avançar na direção adequada, utilizando o potencial presente e o que está por se firmar: Turismo Cultural e Religioso’. 
O prefeito, Padre Beffa, considera relevante o aprimoramento das ações voltadas para o turismo. “Por ser o segundo maior pólo moveleiro, Arapongas já concretizou sua imagem na área, que pode ser ampliada e dinamizada. A partir de agora podemos idealizar outros produtos turísticos para fazer com que nossa cidade seja reconhecida por meio de outros mananciais”, ressaltou o prefeito. 
Balanço positivo
Com a participação de mais de 5 mil pessoas, sendo 1.460 agentes de viagens e 410 profissionais provenientes de 13 caravanas do interior do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e de Assunção, o Salão reuniu ainda cerca de 300 expositores, entre redes hoteleiras, operadoras, companhias aéreas, cruzeiros marítimos, receptivos, entre outros.

“Mantivemos o público da edição passada, que é o nicho do nosso interesse. A preocupação da ABAV-PR é com a qualidade e não apenas com números. Queremos que o agente venha para o evento para fazer negócios e receber uma capacitação técnica de qualidade”, diz o presidente da entidade, Roberto Bacovis.

Eventos paralelos também foram realizados durante a 20ª edição do Salão: a 10ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, a 2ª Arena Abrasel e o Fórum Paranaense de Políticas Públicas do Turismo.

O presidente da ABAV-PR ressaltou os pontos positivos do evento. “Tivemos o lançamento do projeto digital em parceria com o Sebrae/PR, que trará muitos benefícios para as agências do estado. As palestras de qualificação também tiveram um excelente pública, ou seja, os profissionais vieram empenhados em aprender e receber conhecimento, o que é o nosso grande objetivo”, diz.

Já para as próximas edições do evento, Bacovis comenta que o principal desafio é aumentar a participação de agentes de viagens nos corredores do Salão. “Queremos que os profissionais de Curitiba, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e demais estados brasileiros, bem como do Mercosul, tenham consciência da importância em participar do evento. Este é nosso grande desafio: sensibilizar os agentes”.

Na tarde do sábado, dia 15, o governador do Paraná, Beto Richa, visitou o evento e percorreu os corredores do Salão e da 10ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. “Saio daqui satisfeito pela grande estrutura que vi aqui. Fato que mostra o potencial do nosso turismo aqui representado pelas agências, hotéis, destinos e toda cadeia”, disse.

A 21ª edição do Salão Paranaense de Turismo já está agendada para os dias 6 e 7 de março, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense.

O 20º Salão Paranaense de Turismo foi realizado no Expo Unimed, em Curitiba (PR). O evento teve patrocínio da Aerolíneas Argentinas, American Airlines, Gol, Grupo BRT, Tam e Travelport; parceria estratégica do Governo do Estado do Paraná e Paraná Turismo e apoio da ABIH Paraná; Abrasel Paraná; Prefeitura de Curitiba; FCVB; Fecomércio; Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); Fenactur; Festival de Turismo das Cataratas; Infraero; Pinhais; Sebrae/PR; e Transtupi. Mais informações no site: www.salaoparanaense.com.br.

BLOG, EM 18/03/2014, IMPRENSA PMA e abav-pr

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga