Capa

Capa
» » » Arapongas recebe quatro novos investigadores.

 SEGURANÇA 

  'Expectativa' para mais um Delegado  

 CONSEG TAMBÉM COBRA VINDA DE MAIS UM DELEGADO PARA ATUAR NA 30ª DRP.  

 



Blog, em 19/05/2014 
Por Thamiris Geraldini - Tribuna do Norte

A Delegacia de Arapongas recebeu mais quatro investigadores. Os policiais que estavam em fase de estágio concluíram a escola e assumem como investigadores.

PM promete que vai ampliar policiamento

Com a formação de 29 novos policiais militares, o comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia (CIA) de Arapongas, capitão Sandro Alberto Segóvia, garante que o policiamento na região do Flamingos será maior. No entanto, descarta a possibilidade de reativação do módulo policial, requerido pela população.

Iniciamos operações naquele bairro e vamos continuar com elas, além de aumentar as rondas diárias na região. Essas são as estratégias para garantir que a segurança dos moradores aumente”, diz.
Ele descarta reativação do módulo por motivo de planejamento. “Não temos condições de manter cinco policiais trabalhando dentro de um módulo. Colocá-los nas ruas é mais inteligente e estratégico. Para conseguir ter um módulo fixo funcionando de maneira eficaz, seria necessário pelo menos 15 policias atuando na unidade, para que possam se dividir para que alguns fiquem nas ruas e outros no módulo. No entanto, isto é inviável. Com 15 policiais eu consigo aumentar a área de cobertura e garantir segurança em diversos pontos da cidade”, explicou.
O Capitão defende que uma alternativa eficaz seria a ativação de um módulo móvel, que possa circular pela cidade. O município não dispõe de nenhum, mas aguarda a promessa do Governo do Estado em enviar pelo menos um módulo para Arapongas. 

Com o novo quadro, a cidade ganha reforço no setor, que agora conta com onze profissionais e um estagiário atuando na unidade. A informação foi confirmada sexta-feira (16) pelo delegado Osnildo Carneiro Lemes, que retomou ao cargo após 30 dias de licença médica.  
De acordo com o delegado, este é o primeiro passo para estruturar o setor de investigação, que estava muito aquém da necessidade do município. "Com este reforço começaremos a reestruturar a Delegacia, melhorando à parte de investigação, que era praticamente nula. Antes os inquéritos mal caminhavam por falta de efetivo, agora com mais policiais, conseguiremos desenvolver os trabalhos, evitando que os inquéritos fiquem tanto tempos parados Mais de 870 inquéritos correm na 30ª Delegacia Regional de Polícia(DRP). 
Apesar da vinda de mais investigadores, para melhorar o desenvolvimento dos trabalhos, a quantidade ainda, não é suficiente para atender a demanda do município. “Pelo porte da cidade, merecíamos ter aproximadamente 25 investigadores, então o número de policiais ainda está aquém da nossa necessidade”.
Melhorias na estrutura da Polícia Civil do município são cobradas pelo delegado desde que ele assumiu a 30ª DRP em 2013. As reivindicações foram intensificadas após mobilização envolvendo diversos vereadores e representantes da sociedade civil. Uma das promessas do Governo do Estado é o envio de mais delegados para Arapongas. Atualmente a cidade conta com um titular, quando o ideal, pelo volume de inquéritos, seria pelo menos três. 
"Nós tivemos a promessa de que seriam enviados mais delegados para cá ainda durante o período que o doutor Osnildo precisou se afastar, mas até agora nada foi feito. Temos a expectativa de que com a contratação de mais delegados, o Governo do Estado nos envie pelo menos mais um nos próximos dias. A promessa foi que até o fim do primeiro semestre a situação seria melhorada. Estamos aguardando", afirma o presidente do Conselho de Segurança do município (Conseg), Osvaldo Damião Filho. 
Na última quarta-feira (14), o governador Beto Richa anunciou a contratação de 75 novos delegados da Polícia Civil. A prioridade do governo é levar delegados às sedes de comarcas que estão sem titular. No dia 21, a Sesp vai detalhar as nomeações.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga