Capa

Capa
» » » » » Aulas do projeto “Antidrogas”, do vereador Lita Evangelista (PHS) tem início em Arapongas.

O IMPACTO E A ABRANGÊNCIA DA LEI “ANJO DA GUARDA”, SERÃO ENORMES. EM ARAPONGAS EXISTEM 26 ESCOLAS MUNICIPAIS E SERÃO ALCANÇADOS CERCA DE CINCO MIL ALUNOS.

Blog, em 05 /05/2014

Vereador Lita Evangelista (PHS),
 falando sobre o 'Anjos da Guarda' 
Com o objetivo de conscientizar os jovens sobre as consequências do uso de entorpecentes, aconteceu nesta segunda-feira (05) na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira, a primeira aula do projeto “Antidrogas”. Com a Lei fica instituída como obrigatória no currículo escolar do ensino fundamental no Município de Arapongas, a disciplina de Educação e Prevenção ao Uso de Tabaco, Álcool e Tóxicos. 

O consumo de drogas é um dos maiores problemas da sociedade, atingindo em todas as camadas sociais, jovens e adultos, sendo os jovens são os mais vulneráveis principalmente aqueles que nunca tiveram acesso às informações básicas sobre as graves consequências do uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Alguns estudos apontam que quando se propõe discutir o tema “uso de drogas”, comumente a primeira reação é o medo e a insegurança, geralmente misturada a diferentes posturas, conceitos e preconceitos como: informar, proibir, reprimir, tratar. Não é para menos: as drogas e os muitos males associados constituem um dos maiores problemas da saúde em todo o mundo neste século.
De acordo com o autor da Lei, denominada “Anjo da Guarda”, o vereador Evangelista Pereira da Silva, o Lita (PHS), tal iniciativa se justifica em face da dimensão que o uso de drogas lícitas e ilícitas tem tomado na sociedade. Lita destaca que a prevenção ao uso de drogas deve se dar também quanto às chamadas drogas lícitas como álcool e tabaco, que muitas vezes introduzidas na infância e adolescência acabam por facilitar a iniciação precoce do consumo de drogas mais pesadas, sendo que em ambos os casos, drogas lícitas ou ilícitas, quando se estabelece uma relação de dependência, geram inúmeros problemas sociais e de saúde pública.

Outro aspecto que deve a ser destacado é a questão econômica. Várias ações têm se concentrado muito mais nas políticas de repressão e combate ao tráfico e no tratamento dos dependentes químicos, do que na educação e prevenção, que apesar de trazer resultados em longo prazo, a educação é mais eficaz visto que nessa idade (escolar), a assimilação dos conteúdos por parte das crianças é fácil e rápida. “Apresentamos o presente Projeto de Lei por acreditar que abordar essa questão de forma pedagógica na escola, com o envolvimento da família e da comunidade, contribuirá na prevenção do uso de drogas e atuaremos em um período importante da formação do caráter das nossas futuras gerações”, apontou.

Problemas com instabilidade emocional são comuns às crianças que, nesta faixa etária, ficam mais sensíveis e expostas às influências negativas. O impacto e a abrangência da Lei “Anjo da Guarda”, serão enormes. Em Arapongas existem 26 escolas municipais e serão alcançados cerca de cinco mil alunos.

“Essa é uma sementinha de informação plantada no coração das crianças, e que será levada para as outras escolas municipais de Arapongas”, disse a diretora da escola Albor Pimpão, Anterley Gonçalves Queiroz. Incluindo no currículo escolar as aulas sobre drogas, segundo ela, será mais fácil conscientizar e prevenir.

De acordo com Antônio Glênio Machado, Secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), a Administração está empenhada em apoiar, constantemente ações preventivas, que contemplam as políticas públicas de enfrentamento às drogas. “Estamos bastante engajados e otimistas com esta Lei, pois temos a certeza que a prevenção é o melhor caminho para nos livrarmos deste mal, que tanto assola a sociedade”, pontuou Glênio.

Para a Diretora Geral de Ensino, Elaine Heringer Vilella da Silva representando a secretária de educação, este é um passo muito importante dado pelo Município, no sentido de potencializar e tornar mais efetivas as políticas públicas de combate às drogas. “Este projeto promete mobilizar a comunidade escolar. Isso trará retorno bastante positivo para a população”, disse Elaine. Ainda de acordo com Elaine Heringer, junto com a Guarda Municipal, além dessas ações, a secretaria de educação realizará um concurso de desenho livre, envolvendo alunos de todas as escolas envolvidas com o projeto. As crianças terão a oportunidade de mostrar através do desenho o aprendizado adquirido com as aulas do projeto de prevenção e combate às Drogas, o Anjo da Guarda. “A entrega da premiação será no dia 25 de junho”, complementou.

Para a dona de casa E.G.S., moradora na Vila Aparecida, a melhor alternativa é educar as crianças para que na adolescência e juventude, saibam dizer não às drogas. “A escola é o melhor lugar para que esse tipo de ação seja realizada”, disse.


“Não trata-se de uma campanha, e sim de uma matéria curricular. O projeto atinge as escolas municipais, mas lutaremos para a implantação da disciplina na rede estadual de ensino do Paraná”, disse o vereador. Além do autor da Lei, o vereador Evangelista Pereira da Silva, estiveram presentes Antônio Glênio Machado, Secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN); a Diretora Geral de Ensino, Elaine Heringer Vilella da Silva; a Diretora da Escola Albor Pimpão, Anterlei Gonçalves Queiroz e demais representantes das secretarias de educação e Sestran.

AULAS - As aulas serão ministradas pela Patrulha Escolar, do Departamento Antidrogas da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Sirlei Anselmo, coordenadora  de Projetos da secretaria de educação, para o mês de maio estão programadas mais 18 aulas, no período da manhã e para Junho, confirmadas aulas do dia 02 ao dia 13. “Algumas aulas contarão com até três turmas, pois algumas salas contam com poucos alunos”, informou.

Em junho, do dia 23 ao dia 28, teremos a Semana de Prevenção às Drogas, e as aulas Anti Drogas servirão para promovermos esse evento”, esclareceu Sirley. 
Com o conteúdo ministrado pela GM Edimara Ponciano da Silva professores poderão trabalhar em sala e orientar os alunos no desenvolvimento de desenhos na semana de prevenção ao uso de drogas. Os professores irão classificar os melhores desenhos da turma e a escola, por sua vez, irá classificar os três melhores para representar a escola na Secretaria da Educação. Haverá exposição com os desenhos dos alunos e premiação para os três primeiros colocados que serão selecionados pela Secretaria da Educação. Sirlei enfatiza a importância do projeto para a educação. “O essencial é a criança saber o real efeito das drogas, até mesmos as lícitas, como o cigarro. Orientar os alunos para que eles tenham maturidade e saibam como agir quando qualquer pessoa, conhecidos ou desconhecidos, oferecerem drogas”.








«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga