Capa

Capa
» » » Rafael Pattero, de Arapongas, foi vice-campeão brasileiro de Ciclismo 2014

ESPORTE  CICLISMO  


As disputas aconteceram no Velódromo do Complexo Esportivo Municipal, localizado na Av. Prof. Lauro Eduardo Werneck, 500. O local é também o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira que utilizará as instalações na preparação para a Rio 2016.


Blog, em 04/06/2014
Fonte: CBC

Os atletas que formarão o grupo principal do ciclismo brasileiro de Pista e Estrada nos próximos anos estiveram reunidos em Maringá (PR), entre os dias 26 de maio e 1 de junho, onde disputaram o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Pista Júnior. A competição foi destinada para atletas com idade até 18 anos.

As competições começaram na segunda-feira, dia 26 de maio, com o congresso técnico e as provas de Pista tendo iniciado no dia 27. As disputas aconteceram no Velódromo do Complexo Esportivo Municipal, localizado na Av. Prof. Lauro Eduardo Werneck, 500. O local é também o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira que utilizará as instalações na preparação para a Rio 2016.

No velódromo, os ciclistas competiram até sexta (30), quando encerraram as provas de Pista. O Contrarrelógio individual abriu oficialmente as provas de Ciclismo de Estrada no sábado (31) com um percurso montado no Condomínio Jardins de Monet, na BR 376 (entre o KM 166 e 167). A programação foi encerrada no domingo (1) com a prova de resistência disputada na Av. Nóbrega, esquina com JK, ao lado do Country Clube (Bosque II).

Provas de Scratch e Keirin.
O Scratch é uma prova individual, limitada a 24 ciclistas. A partida acontece em grupo e não existem etapas eliminatórias. O único objetivo é cruzar a linha de chegada na primeira colocação. 
 
As disputas foram acirradas durante os quatro dias de provas no Velódromo de Maringá. Atletas das categorias Infanto juvenil, Juvenil e Junior de mais de vinte estados marcaram presença na competição que é considerada a mais importante do calendário nacional. Durante o encerramento, na sexta (30), os ciclistas competiram nas provas de Scratch e Keirin.

Com provas disputadas em grupo, as principais equipes tiveram bastante trabalho para estabelecerem as suas táticas. Na prova de Scratch da Junior o ritmo foi alucinante desde o início, com a vitória ficando para o paranaense Lucas Gomes, da equipe Smel/Foz do Iguaçu, seguido por Rafael Pattero, do Clube Ciclístico Araponguense e Roger de Melo, que representa o Clube Maringaense de Ciclismo.

Segundo o técnico da seleção brasileira de Ciclismo de Pista, Émerson Silva, o evento foi uma grande oportunidade para observar novos talentos. O técnico ainda destaca que vários atletas que hoje fazem parte da seleção principal surgiram desta competição. “O brasileiro Júnior é uma excelente oportunidade para observar as novas promessas do ciclismo brasileiro. Hoje temos vários atletas no grupo principal da seleção que começaram a se destacar no brasileiro. É uma das competições mais importantes do nosso calendário”, destacou Émerson.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Pista Júnior é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Paranaense de Ciclismo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer.

CATEGORIAS PARTICIPANTES
Categoria Júnior – Homens e Mulheres:
17 a 18 anos (nascidos em 1997 a 1996)
Categoria Juvenil – Homens e Mulheres:
15 a 16 anos (nascidos em 1999 e 1998)
Categoria Infanto Juvenil – Homens e Mulheres:
12 a 14 anos (nascidos em 2002 a 2000)

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga