Paróquia Sagrado Coração de Jesus, referência pela história e beleza, comemora septuagenário.
O jornal Tribuna do Norte, publicou na edição do dia 27/07, a memória dos pioneiros e os registros
fotográficos que ajudam a contar a história dos 70 anos da Igreja
Sagrado Coração de Jesus, que fica na Colônia Esperança, na zona
rural de Arapongas.
Saiba Mais
- 1935 | Em abril de 1935 é fundada a Colônia Esperança por imigrantes japoneses.
- 1940 | Em 1940 chega o primeiro missionário da Colônia, o padre alemão Emílio Kirsher.
- 1944 | Paróquia Sagrado Coração de Jesus é criada em 30 de janeiro de 1944.
- 1950 | Nos primeiros anos, as missas eram celebradas em uma capela de madeira. Em setembro de 1950 é iniciada a construção da nova Igreja da Paróquia que é inaugurada em outubro de 1955.
Ainda nos primeiros anos, as celebrações eram feitas em uma capela de madeira. A primeira missa foi realizada pelo Frei Graciano Droessler que, anos depois, em 1950, deu início, junto com a comunidade local, à construção da Igreja como é hoje. O carinho do Frei pela Igreja era tanto, que em 1970, quando faleceu, ele foi sepultado em seu interior.
Toda essa história pode ser contada baseada nos relatos do Seu Miguel Massake Makiyama, um dos pioneiros da Colônia Esperança. Ele conta que tinha 19 anos na época da fundação da Igreja e acompanhou tudo de perto. “O Frei Graciano queria uma casa paroquial que correspondesse a uma aliança de Deus com todo o povo”.
A inauguração oficial da Igreja Sagrado Coração de Jesus aconteceu em 31 de outubro de -1955. Até então, não se sabia que ela se tornaria uma referência por sua beleza arquitetônica. A Igreja, com seu estilo colonial, chama a atenção pela simplicidade de linhas e, ao mesmo tempo, por sua riqueza de detalhes.
Os azulejos do altar possuem detalhes em ouro e a estátua do Sagrado Coração é emoldurada em estilo barroco. No teto da Igreja está a imagem de Nossa Senhora, e, nos vitrais laterais, figuras de santos. As colunas da Igreja têm aspecto de nobreza, e os pisos, detalhes em mármore e granito. A torre sustenta três sinos de bronze, que pesam juntos 2.500 quilos.
Com os anos, a Igreja se tornou conhecida pelos casamentos que celebra. A arquiteta apucaranense Carolina Zanchin de Oliveira se casou no ano passado e escolheu a Sagrado Coração de Jesus pela estética da Igreja, e sua história. "Sou apaixonada pela simplicidade daquele lugar, por estar em uma colônia, e também gosto de coisas antigas. Além disso, não tem toda aquela ostentação das igrejas da cidade", conta.
Neste ano especial de comemoração dos 70 anos da criação da Paróquia, foi iniciada a pintura da Igreja. O administrador paroquial padre Émerson de Jesus Rodrigues conta que o próximo passo é a restauração do lugar. “Temos que preservar esse local que é tão abençoado. Criei um carinho muito grande com a colônia e as 106 famílias que vivem aqui", afirma.
Seu Miguel agradece o trabalho que os padres fizeram e ainda fazem pela Igreja. "O papel dos padres, como o Frei Graciano, foi fundamental para a Igreja se tornar o que é hoje. Agora tento dar continuidade a toda essa história", finaliza. A festa de 70 anos da Igreja está marcada para o dia 17 de agosto e a cerimônia religiosa presidida pelo Bispo Dom Celso para o dia 30 do mesmo mês.
Blog em 03/08/2014
Ariane Bellan - Tribuna do Norte