Em Arapongas, são seis circuitos novos sendo construídos
- por Reprodução da tnonline publicado 12/02/2016
A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) realiza obras neste início de ano para ampliação e melhoria da rede elétrica nos municípios de Apucarana e Arapongas, que totalizam um investimento próximo a R$ 5 milhões.
São extensões da rede de distribuição para atendimento a novas ligações, investimentos em troca de fiação para reforço e modernização da rede, além da reconfiguração de circuitos de distribuição para diminuir a ocorrência e a duração dos desligamentos acidentais de energia.
Em Arapongas, são seis circuitos novos sendo construídos, a partir das subestações Arapongas e Tangará. Na prática, as novas redes se traduzem na maior disponibilidade de energia e na melhoria do fornecimento, com menos desligamentos para toda a extensão do município, com ênfase ao atendimento das novas ligações residenciais e industriais da região oeste da cidade. “Esse investimento faz parte do nosso compromisso permanente com o desenvolvimento regional e a qualidade do atendimento aos nossos clientes”, afirma o gerente da Divisão de Projetos e Obras na região, Marcos Roberto Pereira.
A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) realiza obras neste início de ano para ampliação e melhoria da rede elétrica nos municípios de Apucarana e Arapongas - Foto: TNONLINE |
Já em Apucarana, o maior volume de obras está na construção de cinco novos circuitos, sendo que quatro circuitos sairão da subestação no Jardim Cristo Rei e um da subestação Apucarana. Eles estarão disponíveis para novas ligações residenciais e industriais, em praticamente todas as regiões da cidade.
Há ainda troca de cabos sendo realizada no Conjunto Vila Reis e no distrito de Pirapó, que será interligado ao circuito que atende Caixa de São Pedro, aumentando as alternativas de manobra em situações de emergência. Equipes da Copel também preparam o atendimento a 520 novos domicílios construídos pelo Programa Morar Bem.
Em 2015 – quando a Copel concluiu o maior volume de obras em distribuição já executado em um ano – a Copel já havia investido R$13 milhões no reforço do sistema de transmissão que atende os municípios, duplicando a interligação entre Apucarana e Arapongas e colocando em operação uma nova linha que aumentou a disponibilidade de energia para a região. Com 4,3 milhões de consumidores, a Copel é quarta maior distribuidora em número de consumidores do País, e a terceira em consumo de energia. A empresa atende 47.774 ligações no município de Arapongas, e 53.186 em Apucarana.