Não é fácil fazer uma lista dos treinadores que a mais tempo dirigem seus clubes. O futebol é um esporte extremamente popular no mundo todo e sempre tem um timinho da 6ª divisão do Nepal com um senhorzinho que está lá no comando há 80 anos. Por isso, esta lista se focou na Europa e no Brasil.
Os treinadores a seguir seguem os passos de Alex Ferguson que dirigiu o Manchester United por 26 anos (e 38 títulos). Os mais longevos estão na Europa, como é o caso de Arsène Wenger. No Brasil, conhecido por sacar treinadores no primeiro sinal de fraqueza do time, é difícil ficar em um clube por mais de dois anos. Mas, há pelos menos dois casos surpreendentes. Veja:
Claudio Tencati - Londrina (2011)
Entre os clubes das principais divisões do futebol brasileiro não tem para ninguém, Claudio Tencati é que há mais tempo se segura no cargo. Quando assumiu o Londrina, em 2011, o clube estava na Segundona paranaense. Naquele ano, foi campeão, subiu, e, em 2014, conquistou o Campeonato Paranaense, acabando com um jejum de 22 anos. Já chegou a dizer não a propostas de clubes de Série A, só para ficar no Tubarão. No ano passado, foi vice-campeão da Série C e subiu para a Série B. Alguém duvida que Tencati vai levar o Londrina à Série A?
Segue a lista:
Luiz Carlos Vilela - Elosport (2005) - Brasil
Diego Simeone - Atlético de Madrid (2011) - Espanha
Giampiero Ventura - Torino (2011) - Itália
Frank de Boer - Ajax (2010) - Holanda
Christophe Galtier - Saint-Étienne (2009) - França
Dag-Eilev Fagermo - Odds BK (2008) - Noruega
Mircea Lucescu - Shakhtar Donetsk (2004) - Ucrânia
Pekka Lyyski - IFK Mariehamn (2002) - Finlândia
Arsène Wenger - Arsenal (1996) - Inglaterra
- Por Thiago Varella, yahoo esportes publicado 22/03/2016