Capa

Capa
» » » Diplomação da 1ª Turma do Curso de Manicure e Pedicure de 2013.




Carmen Astuti Bertasso, Wanderley Sartori 
 e Lita Evangelista



A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Assistência  Social  promoveu na tarde desta quarta-feira(21/08) a Diplomação das participantes do Curso  de Manicure e Pedicure de 2013. Esta foi a 1ª turma do curso oferecido neste ano.



Ao todo, 26 alunas receberam o diploma no salão nobre do Prédio da Prefeitura. As aulas foram ministradas em parceria com o SENAC-Apucarana  nos três CRAS do município (Avenida  Gaturamo, Conjunto Del Condor e Zona Sul). De acordo com a secretária de Assistência Social de Arapongas, Carmen Astuti Bertasso, o curso teve as seguintes disciplinas em seu programa: 



Fundamentos para Atuação Profissional
Estrutura e Funcionamento de Estabelecimentos de Beleza e Afins
Biossegurança
Serviços de Manicure e Pedicure  Prática Profissional - Manicure e Pedicure


"Além de aprender as técnicas, as alunas tiveram aulas de higienização de todos os materiais, e sobretudo a importância daquelas que desejam ingressar na área não reutilizar materiais que são descartáveis", destacou o vereador Lita Evangelista. A Carmen Astuti está de parabéns. Montou uma equipe que está trabalhando muito dentro da secretária de Assistência Social de Arapongas. Parabenizo a Carmen, que junto com o prefeito Padre Beffa conseguiram fechar essa parceria tão importante para a formação profissional no município, junto ao SENAC.
Arapongas é uma das cidades que mais gera empregado no país e necessita de profissionais que prestem serviços em outras áreas. E esse curso é fundamental para a geração de rendas das famílias. A intenção com o curso é 
preparar as alunas para o mercado de trabalho e as pessoas que possuem perfil empreendedor colherão lucros com essa iniciativa", destaca o vereador Lita Evangelista.

As alunas  participantes poderão colocar em prática aquilo que aprenderam durante todo o  curso de capacitação promovida pelo programa  - PRONATEC (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em parceria com a prefeitura e o SENAC-Pr.

Durante o curso técnicas em Vigilância Sanitária, realizaram palestras de orientação de prevenção em saúde às alunas do curso.


De acordo com o vereador  Lita Evangelista, as equipes dos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - de Arapongas vem se empenhando muito na busca por garantir às famílias melhores condições de vida.

O evento de diplomação das formandas teve além da participação do vereador Lita Evangelista, contou também com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social Carmen Astuti Bertasso; o Secretário de Gabinete Wanderley Carlos Sartori Junior, representando o prefeito Padre Beffa;  o Gerente Executivo do SENAC- Apucarana, Agnaldo Alves Cassimiro; o  Técnico de Relações com o Mercado do Senac - Apucarana, Willian Thiago Lima Caetano; a Instrutora do SENAC - Apucarana, Vivian Fátima da Silva; os vereadores Aroldo Pagan e Batata; as diretoras de Assistência Social de Arapongas, Vera Oliveira e Deise de Lima; a Secretária de Gabinete Josiane Simões de Oliveira e representantes dos três CRAS do município.

Durante o evento, a secretária Carmen Astuti disse que o curso em partes já atingiu seus objetivos que foi a capacitação das formandas. 

Destaca ainda que a secretaria de Ação Social está visando o lado profissional do cidadão, capacitando para o mercado de trabalho e empreendedorismo e que muitas alunas já estão colhendo resultados com o curso."Agradeço à todos que acreditaram na proposta", ressalta a secretária.

O prefeito municipal Padre Beffa em viagem à Curitiba, esteve representado pelo Secretário de Governo Wanderley Carlos Sartori Junior. De acordo com Sartori, o investimento na pessoa humana é muito importante e que o foco e diretriz central da administração do Padre Beffa com a secretaria de Assistência Social e potencializar o cidadão. "Cada curso feito pelo cidadão, é ampliação de horizontes e uma questão de iniciativa", disse o secretário.


Em nome da Federação do Comércio do Paraná, o Gerente Executivo do SENAC-Apucarana Agnaldo Alves Cassimiro cumprimentou a administração atual pela iniciativa em estar capacitando profissionalmente essas mulheres que buscam uma fonte de renda para suas famílias. "O SENAC tem como missão Educar para o Trabalho. Estávamos tentando trazer projetos para Arapongas desde novembro de 2010, quando iniciamos nossas atividades em Apucarana. Em 2014 estamos vindo com vários projetos em parceria com a prefeitura de Arapongas, mas ainda temos outros projetos para 2013", disse Agnaldo Cassimiro.

Formandas - CRAS Centro Social Urbano
  • Angelita dos Santos Teixeira
  • Claudinéia Pereira dos Santos.
  • Cleusa da Silva Alencar.
  • Cristiane Simão
  • Keila da Silva Martins.
  • Mariele Cristine Chagas.
  • Marta da Silva Bezerra.
  • Michele Aparecida de Brito
  • Patrícia Adriana Boro
  • Valdinéia Maria de Lima Moraes.
Formandas - CRAS Zona Sul
  • Cacilda Maria da Silva
  • Erilene da Silva
  • Gisele Fernanda Cardoso
  • Claudia Maria da Silva
  • Heloisa V.da Silva
  • Rosana Gonçalves de Almeida.
  • Beatris Maria Itevirno
  • Fátima Dias Vilasboa
Formandas - CRAS Del Condor
  • Juliana da Silva Polo
  • Larissa Roberto Celestino
  • Roselita Alves de Souza
  • Rosilene Rufino
  • Tatiane Cristina  Carrara
  • Thais Mansiur de Oliveira
  • Zilda dos Anjos Massaro.

Conheça o SENAC
Willian  Caetano, Lita Evangelista
 e Agnaldo Alves Cassimiro

  O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial foi criado em 10 de janeiro de 1946, pelos Decretos Leis de nº 8.621 e 8.622, que autorizaram a Confederação Nacional do Comércio a organizar e administrar, em todo território nacional, escolas de aprendizagem para  trabalhadores e interessados em atuar no setor comercial.

   O Senac é uma empresa de caráter privado e sem fins lucrativos, que oferece capacitação e aperfeiçoamento profissional para a população.

   Sua missão é  educar  para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.

Visão: o Senac consolidará, até 2015, a sua posição como referência brasileira em educação para o trabalho, conciliando ações mercadológicas e de promoção social.
  Atualmente, a qualificação profissional é uma condição imprescindível para superar o desemprego. E, neste sentido, poucas instituições no Brasil têm feito tanto pelo trabalhador quanto o Senac.

   No Paraná, o Senac chegou em julho de 1947 e oferece cursos, palestras e outras atividades nas áreas de Artes, Beleza, Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Maturidade, Meio Ambiente, Moda, Saúde e Turismo. Também oferece cursos a distância, inclusive pós-graduação, focando gestão educacional, educação ambiental e educação a distância. Além disso, o Senac oferece atendimento corporativo personalizado para empresas do setor, por meio do Senac na Empresa.


   Com o objetivo de levar educação profissional de qualidade para todo o Estado, o Senac conta com 17 Centros de Educação Profissional (CEPs), 12 Núcleos de Educação Profissional (NEPs) e sete pontos de atendimento em diversos municípios. E, para tornar o aprendizado mais eficiente, a instituição possui as empresas pedagógicas, que funcionam como verdadeiros laboratórios de ensino, onde o aluno aprende na prática o dia a dia do mundo profissional.

   Para responder às exigências do mercado de trabalho, o Senac busca continuamente a atualização de sua tecnologia educacional, contribuindo para a qualidade de ensino, em todos os níveis: aprendizagem, capacitação, aperfeiçoamento, habilitação e especialização técnica, programas socioprofissionais e pós-graduação a distância.

   Preocupados com a educação profissional, o Senac dispõe de uma política de descontos, que preza pela qualidade na prestação de serviços, beneficiando, simultaneamente, a organização e a clientela.

E, assim, o Senac se adapta aos novos tempos contribuindo, a cada dia, para o desenvolvimento educacional da população paranaense. 

Sobre o Programa Senac de Gratuidade (PSG)

   O Programa Senac de Gratuidade (PSG), implantando em todo o Brasil em 2008 para atender às necessidades da população de baixa renda, amplia o número de vagas gratuitas oferecidas pelo Sistema "S". Gradativamente, até 2014, o Senac irá direcionar 66,6% de sua receita compulsória em cursos gratuitos de capacitação, aprendizagem e habilitação técnica. Somente em 2010, o Senac Paraná realizou 632 turmas, totalizando 11.468 alunos matriculados, que transformaram suas vidas por meio da educação profissional. 

 O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica
 Objetivos:
  • expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
  • construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
  • aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
  • melhorar a qualidade do ensino médio.

O Pronatec envolve um conjunto de iniciativas:


    Expansão da Rede Federal

    A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 350 unidades em funcionamento, oferecendo cursos de formação inicial e continuada,  técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas e programas de pós-graduação.

    Programa Brasil Profissionalizado 
    O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.

    Rede e-TecBrasil
    Na Rede e-Tec Brasil são oferecidos gratuitamente cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, na modalidade a distância. Poderão oferecer cursos a distância as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as unidades de ensino dos serviços nacionais de aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR e SENAT); e instituições de educação profissional vinculadas aos sistemas estaduais de ensino.

    Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem
    O Acordo de Gratuidade tem por objetivo ampliar, progressivamente, a aplicação dos recursos do SENAI, do SENAC, do SESC e do SESI, recebidos da contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.

    FIES Técnico e Empresa
    O FIES Técnico tem como objetivo financiar cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional para estudantes e trabalhadores em escolas técnicas privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem – SENAI, SENAC, SENAT e SENAR. No FIES Empresa serão financiados cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, inclusive no local de trabalho.

    Bolsa-Formação

    Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
    Na Bolsa-Formação são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível  médio.
    São três tipos de curso:
  • Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano;
  • Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
  • Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses.


Postagem: Assessoria de Comunicação
Fonte:Gabinete Vereador/SENAC/PRONATEC
Publicação 22/08/2013


Mais informações: 

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Prédio da Prefeitura - 2º andar | Telefone: (43) 3902 - 1335 semas@arapongas.pr.gov.br 


SENAC 

0800 643 6 346
www.pr.senac.br


PRONATEC

0800 61 61 61, Opção 8
pronatec@mec.gov.br



Galeria de Fotos





















































«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga