Capa

Capa
» » MP lança “Conte até 10” nas escolas em Arapongas

Campanha visa conscientizar estudantes sobre crimes cometidos por impulso

TNOnline Cindy Annielli, da Tribuna do Norte
Publicado em 11 de Setembro de 2013, ás 10h25min 




O Ministério Público (MP) lançou ontem em Arapongas, a campanha ”Conte Até 10”. A ação, em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), objetiva combater a violência, sobretudo crimes cometidos por impulso, como homicídio. Ontem, a promotora da 5ª Promotoria de Justiça, Leda Barbosa Lorejan, iniciou os trabalhos na Escola Estadual Professora Julia Vanderley, com palestra voltada aos alunos de 13 a 15 anos.
“A campanha propõe que contem até 10, porque, como diz o slogan, a raiva passa e a vida fica. O alvo são os crimes decorrentes da falta de tolerância e ação impensada no momento da raiva. Com essa campanha, pretendemos promover uma reflexão evitando principalmente homicídios entre a população jovem”, destaca.

Dados do Mapa da Violência de 2013, revelam que o índice de homicídios entre os jovens cresceu no Brasil. Conforme o levantamento, 50% dos crimes no Brasil poderiam ser evitados se o autor do crime dominasse a raiva. O estudo também revela que 32% dos crimes cometidos no Paraná ocorrem por impulso. Sendo 21% por motivos banais.


“Além do bullying, situações variadas que integram o cotidiano dos adolescentes também são abordadas durante a palestra. Pois, é importante plantar uma semente para que esses jovens possam refletir antes de tomar qualquer decisão por impulso”.


Para a diretora da escola, Marilza Staub Vendrametto, a medida reforça a doutrina disciplinar da instituição de ensino. “Não temos um índice alto de violência. O mais importante é que nossos alunos são multiplicadores e repassam tudo para a família”, afirma.


A estudante Joana de Farias Marroni, 14 anos, é um exemplo. Ela garante que pretende colocar os ensinamentos em prática em casa e na escola. “Sou um pouco estressadinha e não quero ter problemas com isso. Por isso é importante contar até dez”, comenta.


As palestras promovidas pelo MP devem percorrer ainda outros 13 colégios estaduais do município. 

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga