Capa

Capa
» » » Prefeitura adquire máquina para pavimentação asfáltica


CODAR - Companhia de Desenvolvimento de Arapongas apresentou nesta semana uma máquina que irá auxiliar na recuperação da malha viária no município.

O equipamento fez seus primeiros testes na Praça da Saudade - praça do Cemitério. A Vibroacabadora AP300, equipamento de ponta da marca Caterpillar utilizado em obras de pavimentação asfáltica, foi adquirida através de licitação pela prefeitura e cedida por comodato à CODAR.

Testada e aprovada por reconhecidas empresas de pavimentação e restauração de estradas, esta vibroacabadora traz os mais modernos recursos tecnológicos e mecânicos que, com certeza, fará a diferença, acelerando e aumentando a qualidade dos serviços de pavimentação.


Agilidade da AP300 é destaque


Sobre a AP300, além da qualidade, apresenta várias vantagens em relação a outros modelos similares existentes no mercado.


De acordo com a Revista Elo a máquina é ágil, simples e fácil de operar. O fato de ser compacta e mais leve (pesa 7,5 toneladas) facilita o transporte e as manobras.

Outro diferencial está nos pneus, que ajudam na locomoção. O cumprimento dos RACs (Requisitos de Atividades Críticas) da Vale, que exige equipamentos sintonizados e atualizados com sua política de segurança, saúde ocupacional, prevenção de acidentes e preservação ambiental, entre outros itens, fez com que uma das maiores empresas de mineração do mundo – a Vale, em Vitória(Espírito Santo) também optasse pelo mesmo modelo.


CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. Os pavimentos são estruturas compostas por múltiplas camadas, sendo que o revestimento é a camada responsável por receber e transmitir a carga dos veículos, além de servir de proteção contra o intemperismo.

O CBUQ é normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo. A mistura dos agregados com o ligante é realizada à quente em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibroacabadora. Após seu lançamento a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade especificada em projeto.

Assessoria Comunicação GVL
Em 11 out 2013

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga