Capa

Capa
» » Sucesso Cultural na praça Júlio Junqueira

 A Secretaria da Cultura, Lazer e Eventos realizou nesta quinta-feira, dia 10, com sucesso, uma Rua de Recreio em homenagem ao Dia das Crianças e Aniversário da Cidade de Arapongas com diversas atividades e peças teatrais, em horários durante os turnos manhã e tarde, proporcionando à comunidade espetáculos de qualidade.



No período da manhã a "criançada" se divertiram com a apresentação da peça teatral “Boi Mamão” - Grupo Viagem a Fantasia da Usina do Conhecimento (com o ônibus Cirandeiro) e no período da tarde houve outra apresentação com a peça teatral “O Palhaço e a Bailarina do Sertão” – Grupo EMA-Escola Municipal de Artes.

Conforme registro fotográfico, o evento foi um sucesso, recebendo crianças de todos os bairros de Arapongas . 

Com olhos atentos e muitas risadas, as crianças foram conduzidas pelos personagens. Os espetáculos proporcionaram a toda a comunidade mais uma opção de lazer em Arapongas. A cada encenação  com uma linguagem descontraída as crianças se divertiam com cenas pitorescas dos atores da secretaria de cultura de Arapongas.

Secretária da Cultura, Lazer e Eventos e equipe
Os espetáculos levaram a platéia ao riso e ao maravilhoso mundo das artes infantis. Os improvisados, os gestos, as atuações e figurinos sempre mostrava algo engraçado sem prolongar o tempo das apresentações, retendo e distraindo a atenção do público.

A lenda do Boi é um enunciado pleno de conceitos e palavras míticas, mas que a secretaria de cultura, através da Édna Kummel e sua equipe fez uma leitura e proporcionou e, proporciona, ótimas apresentações de fácil compreensão, interagindo em todas as apresentações com a platéia.

A encenação do Boi Mamão proporcionou um espetáculo com momentos que remete ao folclore popular brasileiro. A apresentação do Boi Mamão pode ser classificada, também, como uma arte do povo, uma vez que mantém suas matizes de originalidade, improvisação e por ser uma manifestação que não se destina ao consumo.

A peça "O Palhaço e a Bailarina do Sertão", conta a história do Palhaço que se apaixona pela Bailarina do Sertão. Dona Chica não quer a união do Palhaço com a Bailarina. O Palhaço usa então seu dom pela música e quebra o encanto cantando a música "Asa Branca". Com a quebra do encanto, os dois vivem felizes para sempre e Dona Chica, reconhece que não deveria ter aplicado tão terrível maldição.
"É muito prazeroso para nós podermos mostrar nosso trabalho e ver as crianças alegres. Estamos tendo um respaldo muito grande em Arapongas, algo que não tínhamos antes, durante muitos anos. Nossa agenda está lotada desde que começamos nosso trabalho com a Edna. Foram várias apresentações em 2013, e para outubro temos 5 apresentações para realizar. Temos tido vários convite também de outras cidades. Pra nós e para Arapongas é um orgulhoso termos nosso trabalho sendo reconhecido", diz Juciléia, do Grupo Ema.

"Toda cultura popular é enriquecida por termos ou expressões da Literatura Oral.Sendo o folclore de natureza dinâmica, o espírito de criatividade do povo está sempre enriquecendo os fatos folclóricos de novas expressões [...] Na vivência contínua do povo que nasce que chora que canta, que ri, que dança, que joga, quecaça, que nada, que fuma, que bebe, que diz que diz, que adoece, que sofre e que morre".(SOARES, 1979)

Veja a seguir fotos que mostram os melhores momentos de um espetacular dia de recreação.

Fonte/Fotos Assessoria Comunicação GVL
Em 11 out 2013










































  






















«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga