Capa

Capa
» » » » IAP investiga poluição em manancial de Arapongas, próximo de Frigorífico

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) investigam a denúncia de despejo de resíduos orgânicos no Rio Bandeirantes, registrada nesta quinta-feira (21) no Portal das Flores, em Arapongas.

De acordo com publicação do jornal Tribuna do Norte, após coletarem amostras no manancial que atravessa o bairro Portal das Flores, fiscais do IAP constataram que os dejetos podem ter saído de um frigorífico, instalado próximo à nascente do rio, no ponto de contaminação.

Fiscais do IAP e equipes da Guarda Ambiental foram deslocados para apurar a denúncia, registrada por um morador das imediações. Imediatamente, os técnicos constataram que o lodo formado na superfície do rio era continha resíduos orgânicos provenientes de um tanque de decantação. O material viscoso descia pela correnteza borbulhando, se misturando com a água limpa que mina das nascentes. 

Com base nas amostras, os agentes decidiram fiscalizar in loco a empresa Frigomax - Frigorífico e Com. de Carnes Ltda. No local, o fiscal do IAP, Jos´Carlos dos Santos, atestou que uma das lagoas de decantação havia sido esvaziada recentemente. "Isso pode ter relação com o lançamento inadequado de resíduos no rio", comentou.

Os técnicos ainda constataram que os dejetos oriundos de sangue e vísceras despejados no rio eram do mesmo tipo dos armazenados no tanque. Santos informou ainda que vai verificar junto à direção da empresa se os resíduos foram encaminhados para uma central de tratamento. Se não houver comprovação documentada, a empresa será autuada por crime ambiental. A reportagem da Tribuna do Norte esteve na sede da empresa - Frigomax - , mas não foi autorizada a entrar e a empresa não quis se manifestar sobre o assunto.

Denúncia - A denúncia foi registrada pelo sargento aposentado Milton Valentin Aldo, morador das imediações do manancial. Aldo relata que a área tem um mau cheiro ruim constante. "É uma situação inaceitável. É triste ver um rio poluído enquanto há escassez de água, como ocorre em São Paulo", comenta.

A atitude de Aldo recebeu elogios da presidente do Observatório Ambiental, Sandra Regina Gasparotti de Souza, que incentiva a população a denunciar e acompanhou a ação. "Foi um cidadão que registrou a denúncia. É importante que a população colabore", disse Sandra, adiantando que pretende levar o caso ao Ministério Público (MP).

Blog em 22/08/2014
Informações de Tnonline
Leia a matéria completa no jornal Tribuna do Norte 

Copyright © 2014 - Edição 7.064, de 22/08/2014
Fotos Arquivo pessoal do Secretário Municipal do Meio Ambiente

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga