Capa

Capa
» » » » Arapongas contemplada com 4 bolsas para Residência Médica

SAÚDE   

Somada ao total de bolsas já financiadas pelo Ministério da Saúde, a oferta chegará a 6,4 mil bolsas.

Mais de três mil novas vagas de residência médica serão criadas a partir deste ano (2014). O anúncio foi realizado pelo Ministério da Saúde, em dezembro(17). A expansão das bolsas para especialistas em Medicina faz parte da meta de universalizar as vagas de residência para todos os graduados até 2018. Somada ao total de bolsas já financiadas pelo Ministério da Saúde, a oferta chegará a 6,4 mil bolsas.

Além de financiar as bolsas, o Ministério cobrirá a contrapartida dos hospitais filantrópicos das bolsas financiadas pelos governos estaduais. A ampliação das vagas no setor filantrópico estaria travada pela dificuldade de ter verba para financiar parte das bolsas, visto que o Estado se responsabiliza por 85% dos custos. A contrapartida dos hospitais equivale a 15% do valor de cada bolsa.

Os programas com os novos residentes começam em março, após a aprovação das vagas pela Comissão Nacional de Residência Médica e divulgação de novo edital pelas instituições.

A bolsa será no valor de R$ 2.976,26 nas especialidades da Medicina com maior demanda no SUS (Sistema Único de Saúde). Na área da Medicina, são 20 especialidades, entre as quais: clínica médica (598), pediatria (339), obstetrícia e ginecologia (314), cirurgia geral (293), medicina de família e comunidade (287), anestesiologia (202), ortopedia e traumatologia (176) e cardiologia (157).

Distribuição
A maior parte das novas bolsas de residência médica ofertadas está na região Sudeste (2.278), o que se deve à maior infraestrutura na região, um dos critérios para a concessão das bolsas. Em seguida vem a região Sul, com 591 bolsas. Depois vem o Nordeste, com 474. O Norte terá 182 bolsas. E o Centro-Oeste, 88.

Das 691 bolsas dentro da nova regra, 421 vão para o Sudeste, 132 para o Sul, 118 para o Nordeste, 14 para o Centro-Oeste e 6, para a região Norte.

Entenda
Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.


Arapongas
Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer - 4 vagas – Cardiologia;

Londrina
Irmandade da Santa Casa de Londrina - 3 vagas – Anestesiologia;

Paranavaí
Santa Casa de Paranavaí - 2 vagas - Cirurgia Geral;
Santa Casa de Paranavaí - 2 vagas - Clínica Médica;
Santa Casa de Paranavaí - 2 vagas - Oftalmologia;
Santa Casa de Paranavaí - 2 vagas - Pediatria;  ( confira outras cidades no link )

Assecomem 28.02.2014 - com MS - Foto Divulgação

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga