SAÚDE
Doutor Lucas Pagnan Garrocini atuara na UBS do Conjunto Columbia.
Os equipamentos PARA ENDEMIAS são de suma importância para as ações de combate à dengue.
Endemias - Objetivando tornar mais efetivo o combate a Dengue no município de Arapongas, o Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu mais dois pulverizadores costais, que auxiliam no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, através de pulverização de inseticida específico.
Conforme Aparecida de Oliveira, coordenadora de Endemias, os equipamentos são de suma importância para as ações de combate à dengue e geralmente são utilizados em regiões com casos suspeitos ou com incidência da doença.”Com esta aquisição passamos a contar com oito destes equipamentos”, acrescentou.
A coordenadora destaca ainda que o município registrou neste ano apenas um caso positivo de Dengue, mesmo assim importado de Maringá, sendo que dos 80 casos suspeitos, apenas 20 aguardam resultado de exames. “Os outros 60 casos foram descartados, o que nos proporciona uma certa tranqüilidade em relação a doença em nosso município”, disse Aparecida, reafirmando no entanto a importância em se manter uma vigilância constante para evitar a proliferação da doença.
O secretário de Saúde Alcides Livrari Junior, disse que esta é mais uma das diversas ações para aprimorar e ampliar cada vez mais o combate a dengue no município de Arapongas, o que vem dando bons resultados. “A própria diminuição dos casos demonstra que os investimentos no setor tem tido retorno garantido”, avaliou o secretário.
Arapongas recebe médico para atuar na UBS do Conjunto Columbia
UBS - O secretário municipal da Saúde Alcides Livrari Junior recepcionou na quinta-feira (6) o novo médico que irá trabalhar na UBS do Conjunto Columbia, por meio do Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab), uma parceria entre Ministério da Saúde e Prefeitura de Arapongas.
“Estamos alinhados com a política de atenção básica do Ministério da Saúde. A meta do prefeito Padre Beffa é fazer com que as nossas USFs tenham atendimento mais humano e mais próximo do paciente. O prefeito tem investido muito na estrutura da nossa rede básica de saúde e a chegada desse profissional é essencial para a qualidade do serviço oferecido”, destacou Livrari.
O profissional que atuar através deste programa têm uma carga horária diferenciada dos demais médicos. Segundo o Ministério da Saúde, para receber a bolsa federal e o benefício na residência os profissionais devem cumprir 32 horas semanais de atividades práticas nas unidades de saúde e oito horas de atividades acadêmicas no curso de especialização em Atenção Básica oferecido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS).
O prefeito Padre Beffa deseja sucesso e que o novo profissional seja também colaboradore da gestão no Conjunto Columbia. O Provab é reconhecido nacionalmente por ser benéfico tanto para o médico, que tem a oportunidade de atuar, visando à residência, como para a população atendida no SUS. As Secretarias da Saúde, com esse profissional, têm a garantia de receber um reforço com qualidade na equipe”, conclui o prefeito.
Assecom, em 07.03.2014 - Imprensa PMA