Capa

Capa
» » » Mais Médicos para Arapongas: prefeitura recepciona cinco profissionais

SAÚDE    

Em 2013 Arapongas recebeu 02 médicos do programa Mais Médicos e 02 do PROVAB.

Na manhã dessa segunda-feira (17), o município de Arapongas recebeu o reforço de 03 profissionais (médicos) cubanos do Programa “Mais Médicos” do governo federal e outros 02 médicos brasileiros, provenientes do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica), reforçarão a equipe da Rede Básica de Saúde em Arapongas.

Com a vinda desses profissionais, Arapongas contará com cinco médicos do programa Mais Médicos (03 cubanas, um argentino e uma brasileira) e 02 do PROVAB, que substituirão os outros que aqui estão.

Os médicos foram recepcionados no gabinete do prefeito Antonio José Beffa que estava acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Alcides Livrari Junior.

"Os médicos – PROVAB e Maís Médicos – não podem trabalhar nos pronto atendimento 24H e no 18H, são selecionados para trabalhos apens nas UBSs"

Pelo Mais Médicos
Antes de chegarem ao município, o Dr. Jonnis Lores Samon, com 6 anos de experiência, sendo 02 anos atuando em cooperação na Venezuela; a Dra. Yanet Cordova, com 12 anos de profissão em medicina,sendo 02 em em cooperação de trabalho na Bolívia e a Dra. Tamara Cuetara Suares, com 20 anos de experiência profissional e 02 de trabalhos de cooperação prestados a Guatemala, que desembarcaram no Brasil em 31 de janeiro, foram avaliados na cidade de São Paulo por quase dois meses em  universidades federais, onde testaram seus conhecimentos em português, nos protocolos de atenção básica e conheceram bastante sobre os indicadores de saúde da população Brasileira e especificamente de Arapongas. “A vinda de vocês é uma motivação para a nossa equipe, que tem por filosofia a busca de um atendimento mais digno para a nossa população”, comentou Alcides.   

A contratação dos médicos estrangeiros, é viabilizada pelo programa Mais Médicos, programa do governo federal para levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. e durante três anos irão permanecer na cidade, podendo o contrato ser renovado ainda pelo mesmo período.
De acordo com o secretário, todos estarão assumindo Unidades Básicas de Saúde em regiões mais afastadas do centro. "Os profissionais que chegaram sexta-feira (14), passarão por alguns dias de treinamentos e conhecimento das estruturas da saúde de Arapongas, vão conhecer laboratórios, hospitais, farmácia; vão conhecer o serviço de uma maneira geral e após esse período, mediante traçado o perfil de cada profissional, serão alocados em sua UBS", falou Alcides.
Os profissionais da américa central afirmaram que os trabalhos em outros países, em missões humanitárias, os habituaram a lidar com pessoas de nacionalidade diferente.
Pelo PROVAB
Os profissionais brasileiros chegaram à Arapongas através do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) que prevê atuação de profissionais de saúde durante 12 meses, supervisionados por uma instituição de ensino, sendo obrigatória a participação em curso de especialização em Atenção Básica provido pela Rede UNA-SUS. Semanalmente os profissionais terão 32 horas de atividades práticas nas Unidades de Saúde e 8 horas no curso de especialização.
O curso de especialização é ministrado por 12 das 16 instituições que compõem a Rede UNA-SUS, que apoia a promoção da formação e qualificação a distância gratuitamente. A Universidade Aberta do SUS oferece o curso de especialização por meio de sua Rede desde 2012. 
O Ministério da Saúde lançou neste ano, o terceiro edital de convocação de médicos para participarem do PROVAB. A iniciativa, institucionalizada pela Lei do Mais Médicos, leva os profissionais para atuarem por um ano na atenção básica das regiões mais carentes, como no interior e periferias dos grandes centros. Em troca, recebem bolsa federal mensal de R$ 10 mil e a possibilidade de pontuação adicional de 10% na prova de residência médica, caso o participante cumpra a carga horária do programa e seja aprovado na avaliação final. 

O Dr. Lucas Pagnan Garrocini, vindo através do PROVAB, é araponguense, médico recém formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desde a semana passada assumiu a unidade, recentemente reformada, a UBS do Jardim Columbia e está atendendo a comunidade daquela localidade.Também formada pela UEL, a londrinense, Dra Eliane Yuka, assumira a UBS da região do Conjunto Ulisses Guimarães, onde ficará atendendo em período integral

O prefeito Antonio José Beffa, durante a recepção afirmou que com a chegada desses profissionais a secretaria de saúde conseguirá reforçar, alavancar e ampliar a cobertura nos atendimentos para a população.

Secretário de Saúde
Em 2013 Arapongas recebeu 02 médicos do programa Mais Médicos e 02 do PROVAB. Os profissionais do PROVAB estão encerrando os trabalhos em Arapongas; os dois médicos intercambista internacionais estão trabalhando nas UBS do Jardim Baroneza e no Residencial Alto da Boa Vista.

Questionado se a quantidade de médicos que Arapongas está recebendo, serão suficientes para suprir a demanda da população, Alcides Livrari afirma que a demanda inicial apresentada era de 09 profissionais, e foram abertas em concurso público nove vagas. Arapongas abriu 09 vagas em concurso público em 2013, houve apenas 11 inscrição, sendo 06 aprovação. Os aprovados foram convocados e 04 estão realizando residência médica em outras regiões e não assumiram as vagas em Arapongas. “Existe a possibilidade de 02 assumirem, ficando a necessidade de 04 médicos”,diz.

Evidente que também se pensa em ampliação de unidade, ou seja, 09 UBS seriam a necessidade, eminente, no ano passado; e mais 02 com a intenção de ampliarmos, na região do Araucária e na região do San Raphael”, disse Livrari.

Alcides relata que no estado do Paraná existe 1,6 médicos por mil habitante, enquanto que no Distrito Federal chega a 4,02 médicos por mil habitante (ver tabela abaixo). “Quase todos os municípios da 16ª Regional de saúde, receberam profissionais do PROVAB, ou do Mais Médico”, destaca.

BLOG, EM 18/03/2014

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga