ARAPONGAS Racionamento
Uma obra de interligação
do novo reservatório de Arapongas vai interromper o abastecimento em toda a
cidade neste final de semana.
Blog, em 30/05/2014
Por Thamiris Geraldini - Tribuna do Norte
Foto:João Henrique Stahlke
Por Thamiris Geraldini - Tribuna do Norte
Foto:João Henrique Stahlke
Saiba mais
- Em dias normais | Arapongas consome 30% a mais de água que a capacidade de produção, em torno de 900m2 por hora.
- Por conta do déficit | Sanepar adotou rodízio de abastecimento em 16 de fevereiro. A medida foi prorrogada em duas ocasiões por conta de atrasos em obras.
- A queda nas temperaturas | registrada desde a semana passada, entretanto, reduziu de modo significativo o consumo na cidade.
- O racionamento | foi suspenso na última quinta-feira mas pode voltar caso o consumo volte a subir.
A Sanepar suspendeu provisoriamente o racionamento de água em Arapongas. A medida foi tomada semana passada, graças às quedas de temperatura registradas nos últimos dias.
Segundo o gerente regional em Arapongas, Luis Alberto da Silva, a medida foi adotada após o consumo ter diminuído com a chegada dos dias frios.
"Como as temperaturas caíram, a população deixou de consumir tanto e isso nos deu condições de suspender o racionamento. Além, disso, como conseguimos ativar um novo poço, nossa capacitação aumentou", explica.
O poço tem capacidade para 160 metros cúbicos por hora. Conforme o gerente da Sanepar, o rodízio só voltará a ser implementado caso as temperaturas voltem a subir e a cidade aumente o consumo de água. "Foi uma medida temporária. Se o aumento no consumo comprometer a nossa capacidade de demanda, voltaremos ao rodízio em moldes diferentes dos adotados até agora. Vamos mantendo assim até setembro, quando um novo poço deverá ser ativado".
Desde fevereiro regiões da cidade intercalavam um desabastecimento de 24 horas. Na semana passada, a redução para 10 horas de desabastecimento foi prometida pelo presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, em conversa com o prefeito Antônio José Beffa (PHS). No entanto, com a suspensão do rodízio, o novo molde adotado será divulgado apenas se houver a necessidade de implantá-lo novamente.
"Se for necessário voltar com o rodízio, ele voltará em outra modalidade. Com certeza haverá redução de horas, mas isso será definido posteriormente, após fazermos a releitura do sistema".
INTERLIGAÇÃOA obra de interligação do novo reservatório de água de Arapongas, anunciada para o último final de semana, foi transferida para amanhã. Para o serviço, será necessário interromper o abastecimento em toda a cidade.
Serão feitas intervenções em sete pontos da rede de distribuição e vão ocorrer das 6hs às 18hs. O abastecimento será normalizado, estima a empresa, a partir da meia-noite. Se chover, a obra será novamente adiada. O reservatório tem capacidade para 4 milhões de litros.