REGIÃO Comércio
Varejistas apostam na união do Dia dos Namorados com a Copa do Mundo de Futebol para tentar alavancar as vendas.
Blog, em 29/05/2014
Por Renan Vallim - Tribuna do Norte
(Foto: Alberto Leandro)
Por Renan Vallim - Tribuna do Norte
(Foto: Alberto Leandro)
Com o Dia dos Namorados e a Copa do Mundo chegando, o comércio da região está enfrentando situações distintas. Enquanto as lojas de aparelhos eletrônicos registram um aumento na procura por televisores por conta do mundial de futebol, os demais setores do varejo ainda não alavancaram por conta do mundial.
Maurício Gonçalves Torres que é gerente de uma loja de departamentos na região, afirma que as vendas de aparelhos de televisão estão aquecidas. Ele afirma que houve um aumento de cerca de 20% na procura pelos aparelhos ainda com a aproximação do início da Copa, chegando a 40% ou 5o% de aumento. Segundo ele, as TVs entre 40 e 50 polegadas são as mais vendidas, com preços variando entre R$ 1.399,00 a mais de R$ 4 mil reais, entre as TVs de 39 e 55 polegadas.
Já o restante do comércio varejista receia que o início do mundial no Dia dos Namorados atrapalhe as vendas, com as datas de ambos eventos sendo no mesmo dia, fazendo com que o foco do consumidor de divida.
Arapongas - A gerente de uma perfumaria em Arapongas, Jane Lima, explica que o movimento ainda é baixo para o Dia dos Namorados. "Não vendemos ainda nenhum presente para a data. Mas, pela nossa experiência, essa é uma situação normal. Já temos a loja toda decorada com a temática da data, tudo pronto para receber os consumidores, mas praticamente ninguém antecipa os presentes para o Dia dos Namorados", explica ela.
Já a venda de televisores está bastante aquecida. Segundo Júlio Lara, diretor executivo de uma rede araponguense de lojas de departamento, a empresa registrou vendas recorde para esse período do ano. E a expectativa é ainda mais otimista. Eles esperam que a comercialização dos aparelhos deve aumentar ainda 40% nas próximas semanas, até a abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho.
Segundo o executivo, os modelos mais vendidos são as TVs de 32 e 39 polegadas. "Mas as televisões de 51 polegadas também estão sendo bem procuradas e respondem por quase 20% das vendas nessa época pré-copa", revela Júlio.