Capa

Capa
» » » » » Região do San Rafael ganhará nova UBS

NOVA UBS  

ESTA É A REGIÃO MAIS POPULOSA DE ARAPONGAS. A NOVA UNIDADE IRÁ DESAFOGAR AS UBS DEL CONDOR E ÁGUIAS. 



Uma das regiões mais populosas de Arapongas deverá receber uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) ainda este ano. 

Conforme publicação da Tribuna do Norte (Ed.7021), desta quinta-feira(03), a unidade será instalada no Conjunto San Rafael, ao lado do conjunto Flamingos, zona leste da cidade. Somando a população dos bairros, a região conta com cerca de 30 mil habitantes.

De acordo com a secretaria de Governo, unidade será de porte II, isto é, contará com duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). A região tem apenas duas unidades básica de saúde com uma equipe em cada, sendo uma no Águias e outra no Del Condor.

O convênio para a construção da obra foi firmado na terça-feira(01) junto ao Governo do Estado. Serão liberados R$ 650 mil reais para a construção da UBS, no entanto, o valor pode não ser suficiente, sendo necessário uma contrapartida do município. A prefeitura fará um levantamento de custos para saber se a quantia que o Estado repassará será suficiente. De acordo com a prefeitura, uma UBS porte II custa em média R$ 800 mil reais.

A previsão do Governo do Estado é que 20% do valor total seja liberado até o fim do mês. A partir daí, o município iniciará o processo licitatório para contratar a empresa que ficará responsável pela obra. 

A estimativa da secretaria de governo é que até o fim deste ano, a população do San Rafael passe a contar com a nova unidade de saúde.


O Projeto
O Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde foi instituído em 2011 criando incentivo financeiro para melhorar a infraestrutura das UBS. Os resultados esperados são: prover condições adequadas para o funcionamento das unidades, melhorando a qualidade da atenção prestada e a ampliação do acesso. O Ministério da Saúde disponibiliza os Projetos de Arquitetura dos quatro portes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) previstos na Portaria nº 340 de 04 de março de 2013. A utilização desse Projeto é facultativa e permitirá aos Municípios a economia de tempo e de recursos, assim como possibilitará a construção de unidade com infraestrutura adequada tanto para os profissionais de saúde como para os usuários do SUS.

Construção de uma nova edificação desvinculada funcionalmente ou fisicamente de algum estabelecimento já existente. De acordo com o Ministério a UBS Porte II é de metragem mínima de 374,04 m². Caso o custo final da construção da UBS seja superior ao incentivo financeiro repassado pelo Ministério da Saúde, através dos governos estaduais, a respectiva diferença de valores deverá ser custeada por conta do próprio Município ou Distrito Federal.


O Projeto está disponível no Sistema de Monitoramento de Obras – SISMOB, e no Portal do DAB  http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_requalifica_ubs.php




Blogem 03.07.2014 - com informações da Tribuna do Norte e Ministério da Saúde

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga