Os 56 vagões
de luxo fabricados na Romênia têm padrões europeus de qualidade e vão
substituir os antigos.
Ney Rubens -Direto de Belo Horizonte
28/07/2014 -Foto: Vale / Divulgação

O gerente de
operações do trem de passageiros da Vale, Paulo Curto, explicou que os 56
vagões de luxo fabricados na Romênia têm padrões europeus de qualidade e vão
substituir os antigos, “que já operam há cerca de 30 anos e que serão enviados
para a África, onde a empresa também atua”.

A Vale informou que foram investidos R$ 80,2 milhões para a aquisição dos 10 carros da classe executiva e 30 da econômica. A composição completa pode transportar até 1,5 mil pessoas.
Os vagões executivos têm capacidade para 57 passageiros, sistema de som e iluminação individualizados. Os econômicos têm 75 lugares. Em ambas as classes, os carros são climatizados com ar condicionado e contam com tomadas elétricas individuais nas poltronas.
A viagem entre Belo Horizonte e Vitória, ou vice-versa, custa R$ 91 na classe executiva e R$ 58 na classe econômica

A Vale informou que foram investidos R$ 80,2 milhões para a aquisição dos 10 carros da classe executiva e 30 da econômica. A composição completa pode transportar até 1,5 mil pessoas.
Os vagões executivos têm capacidade para 57 passageiros, sistema de som e iluminação individualizados. Os econômicos têm 75 lugares. Em ambas as classes, os carros são climatizados com ar condicionado e contam com tomadas elétricas individuais nas poltronas.
A viagem entre Belo Horizonte e Vitória, ou vice-versa, custa R$ 91 na classe executiva e R$ 58 na classe econômica
Nos banheiros, o papel toalha foi substituído por máquinas de ar quente para a
secagem das mãos. O sistema de descarga é a vácuo, semelhante ao utilizado em
aviões, o que reduz o consumo de água. Os novos carros também têm detectores de
fumaça e são equipados com monitores de vídeo, que exibirão filmes durante a
viagem entre as duas capitais. “Ainda não há uma data para que esses filmes
comecem a ser exibidos, mas será em breve,” afirmou Paulo Curto.

Os novos trens foram equipados ainda com sistema automático de abertura e fechamento das portas externas e das localizadas entre um carro e outro. A conexão entre os vagões agora é vedada por um sistema de plástico emborrachado. As composições contam ainda com displays externos e internos, que exibem informações gerais sobre a viagem, como destino, trajeto, número dos carros, estações e paradas de embarque e de desembarque, entre outras.
Com os novos equipamentos de segurança, como janelas de vidro duplo, o trem da Vale não terá mais as janelas e a varanda na classe econômica, um atração para os passageiros, que podiam vislumbrar as montanhas e paisagens de Minas ao ar livre. Em compensação, segundo o gerente de operações do trem de passageiros, a viagem ganha ainda mais segurança, já que não há mais o risco das pessoas serem atingidas por pedras, atiradas geralmente por crianças.
Ainda de acordo com a companhia, não haverá reajuste no preço das passagens. A viagem entre Belo Horizonte e Vitória, ou vice-versa, custa R$ 91 na classe executiva e R$ 58 na classe econômica, e as passagens já são vendidas pela empresa. A estrada de Ferro Vitória Minas transporta cerca de 1 milhão de passageiros por ano, que embarcam e desembarcam pelas 30 estações distribuídas pelos 664 quilômetros de ferrovia.