A Serasa iniciou nesta terça-feira(04) mais uma edição do Super Feirão Limpa Nome. O consumidor terá descontos e condições especiais para quitar suas dívidas com várias empresas e terminar o ano com o nome limpo. Trinta e nove instituições de vários segmentos já confirmaram presença no evento que seguirá até o dia 14 de novembro.
Planejamento
Antes de negociar os pagamentos, é necessário calcular todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas.
Dessa forma, é possível saber quanto irá sobrar para pagar a nova dívida negociada com a empresa e escolher quais condições e formas de pagamento se encaixam melhor no orçamento.
Se não estiver de acordo com a proposta da empresa, o consumidor pode fazer uma contraproposta até chegar a um acordo com o credor.
Para participar do feirão online, o consumidor deve entrar no site www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um cadastro.
Depois, o consumidor será levado a uma página onde são listadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.
Ao escolher e clicar no nome da empresa, surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat).
A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa. Todas as propostas são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada.
A nova edição do Super Feirão é realizada num momento de alta da inadimplência. Segundo Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, de janeiro a setembro de 2014, a inadimplência fechou em alta de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a Serasa aponta que cerca de 40% da população adulta do país, com mais de 18 anos, está inadimplente.
Superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro faz um alerta: o fato de renegociar e conseguir tirar o nome da lista de inadimplentes não deve ser um estímulo para o consumidor ir às compras sem critério.
“Mesmo com o crédito reabilitado, a pessoa não deve fazer despesas que não caibam no orçamento”, destaca Júlio. A orientação é ter cautela, considerando os gastos com as despesas de fim e início de ano, como férias, IPVA, IPTU e matrícula escolar.
VEJA A RELAÇÃO COMPLETA DAS EMPRESAS
Matéria reproduzida de: extra.globo.com/
04/11/2014