Nesta terça-feira, 25, cerca de 48 alunos da Escola Municipal Padre Chico e Colégio Unidade Polo receberam a missão de serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante o projeto Guardiões da Natureza, realizando e orientando ações junto a suas comunidades, buscando a conscientização da população para a preservação dos recursos ambientais e atitudes efetivas de proteção ao meio ambiente. O projeto Guardiões da Natureza é realizado pela Polícia Ambiental Força Verde e busca servir de forma educacional para despertar a sensibilização de crianças acerca de questões ambientais, através de atividades teóricas e práticas.
O projeto é desenvolvido em encontros quinzenais com duração de quatro horas/aula no contraturno escolar. A turma de 2014 foi viabilizada através da parceria entre o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, Prefeitura de Arapongas, Grupo Santa Alice, Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente. O curso teve duração de seis meses, onde os alunos tiveram aulas de educação ambiental, abordando tema como fauna; flora; poluição do ar, água e solo; agrotóxicos; pré-reciclagem, reciclagem, reutilização e correto armazenamento do lixo; mineração; pesca e ordem unida. A partir da conclusão do curso os alunos também serão constantemente chamados para participarem das ações desenvolvidas pelos Guardiões da Natureza.
Para o prefeito ANTÔNIO JOSÉ BEFFA a conscientização transmitida aos alunos precisa ser difundida em seus lares e comunidades, pois independente das leis é dever do cidadão proteger a natureza. “A partir deste projeto temos 48 alunos que aprenderam a amar a natureza, bem como promover e divulgar atitudes que preservem o meio ambiente. Desejo que as questões ambientais levantadas no curso sejam continuadas, que as famílias possam compartilhar dessa importante conscientização e promover ações que protejam a natureza. Nós podemos sim mudar o mundo começando pelo nosso próprio quintal, pela nossa rua, nosso bairro, garantindo a preservação do meio ambiente e evitando as consequências que o mundo já começa a sentir devido ao desrespeito à natureza”, declarou o prefeito.
A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, agradeceu a parceria de todos os envolvidos no projeto Guardiões da Natureza e parabenizou os formandos. “Esta parceria é muito importante diante o compromisso que temos uns com os outros para a construção de um mundo melhor, onde pessoas se unem para cuidar da natureza. É um começo de caminhada para os formandos, espero que essa caminhada traga bons frutos para todos nós. Encontrei recentemente um guardião formando dos projetos anteriores e que continua trabalhando pelo meio ambiente, isso é muito gratificante e mostra o resultado desse importante projeto”, destacou a secretária.
27/11/2014
Destaques da Semana
Administração
Arapongas
Assistência Social
Brasil
Câmara
Câmara Federal
Cidadania
Ciência e Tecnologia
Colunas
Comércio & Negócios
Cultura e Lazer
Educação
Esportes
Futebol
Igreja
Indústria & Comércio
Mais notícias
Meio Ambiente
Obras
Palavra do Bispo
Paraná
Política
Saúde
Segurança Publica
Trânsito
CNBB - Programa Igreja no Brasil Nº 144