Capa

Capa
» » » » Arapongas terá mais 3 médicos na expansão do Mais Médicos 2015

No Paraná, a medida contemplará 62 cidades, atingindo também Arapongas e outros municípios na região Norte do Estado. (ver relação abaixo)

O Ministério da Saúde ampliou o programa Mais Médicos a 1,5 mil municípios brasileiros, número dividido entre todas as unidades federativas. 

Ministro da Saúde, Arthur Chioro (Foto: Erasmo Salomão)
Segundo o Ministério da Saúde, a expansão do Mais Médicos assegura os atendimentos na atenção básica, fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica). A seleção, aberta hoje, integra 424 cidades que ainda não participam do programa federal.

Por meio da iniciativa proposta em 2013, 14.462 mil médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios, o equivalente a 68% dos municípios do País e os 34 DSEIs (Distritos Sanitários Indígenas). Atualmente, cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados.

De acordo com o secretário municipal de saúde de Arapongas, Luiz Otávio Davanso, três é a quantidade mínima requerida pelo município ao programa para atender a atual demanda do município. "Na primeira etapa nós solicitamos a vinda de 12 profissionais, como só conseguimos 9, estaremos pleiteando mais três médicos nesta nova rodada de contratações. Essa é a quantidade de médicos que nós temos condições de receber agora em nosso município, mas é provável que nós pleiteamos mais profissionais ao longo das etapas de contratação", disse. Há mais de um ano prestando serviço em Arapongas, nenhum dos contratados desistiram do programa.

Prazos Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa, por meio do endereço eletrônico www.maismedicos.saude.gov.br.

Estão aptas a aderir as prefeituras do Provab 2014, que encerra em fevereiro, e aquelas de maior vulnerabilidade econômica e social. Foram priorizadas, por exemplo, as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo e muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Também foi garantida expansão para os distritos indígenas. Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção.

Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do País. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.

Permanência no Provab
O período para que os médicos do Provab confirmem a permanência no Mais Médicos será de 21 a 23 de janeiro. No dia 10 de abril, caso existam vagas remanescentes, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e no dia 5 de maio para médicos estrangeiros. Em 8 de junho, ocorrerá o módulo de acolhimento para esses médicos. Para dar continuidade da assistência à população serão lançadas, a cada trimestre, novas vagas aos municípios. Os municípios que atualmente não têm capacidade instalada poderão ser contemplados posteriormente.

Municípios contemplados no PR
Entre as cidades paranaenses beneficiadas com a ampliação do programa Mais Médicos estão: Almirante Tamandaré, Astorga, Arapongas, Atalaia, Bandeirantes, Califórnia, Cambé, Campo Bonito, Campo Largo, Cascavel, Céu Azul, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Floresta, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Guaratuba, Ibema, Imbaú, Iporã, Irati, Itaquajé, Ivaí, Jaguariaíva, Kaloré, Laranjeiras do Sul, Londrina, Mandaguari, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Ouro Verde do Oeste, Palmital, Paulo Frontin, Peabiru, Piên, Pinhais, Pinhão, Piraí do Sul, Piraquara, Quatiguá, Ramilândia, Realeza, Ribeirão do Pinhal, Rolândia, Rondon, Santa Cecília do Pavão, Santa Helena, Santo Antonio da Platina, Santo Antonio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, São Sebastião da Amoreira, Sarandi, Terra Roxa, Tupãssi e Umuarama.

Com informações de MS e Tribuna
16/01/2015

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga