Capa

Capa
» » » Falta de luz atinge cerca de 7,8 mil consumidores em Arapongas

Imagem reprodução internet
Copel afirma que cerca de 300 mil clientes foram afetados pelo corte.
Desligamento foi para 'alívio de carga', a pedido da ONS, diz companhia.

Do G1 PR/Uol e Tribuna
20/01/2015

Uma falta de luz atingiu alguns municípios do Paraná na tarde desta segunda-feira (19), de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Trezentos mil clientes da Copel, em 88 municípios, foram afetados pelo corte, conforme a companhia.

No Paraná, a Copel comunicou que o Operador Nacional do Sistema (ONS) determinou corte de 320 MW de carga do sistema elétrico do Estado, equivalente a 6% da carga total. O desligamento, diz a Copel, foi feito às 14h54 e teve o ápice às 15h15, afetando várias regiões do Paraná.

Em Arapongas foram 7,8 mil consumidores que ficaram sem luz e em Apucarana foram 15 mil, totalizando 22,8 mil nos dois maiores municípios da região. Às 16h, a energia já havia sido retomada.

A Copel estima que quase 6% das unidades consumidoras (entre casas e indústrias) do estado tiveram algum tipo de problema durante a tarde. A região mais atingida no Paraná foi a leste, onde faltou luz em 30 municípios. Em Curitiba, 30 mil casas ficaram sem energia elétrica em razão do desligamento.

Segundo a companhia, o corte foi feito para um "alívio de carga", a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão federal responsável pela gestão de energia no país.. Porém, não há informações sobre o motivo. A empresa ressalta que hospitais, prefeituras e outros serviços essenciais não foram prejudicados.

Em nota à imprensa, o ONS informou que "mesmo com folga de geração no SIN (Sistema Interligado Nacional), restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica".

O apagão afetou os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina , Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e o Distrito Federal. Internautas também relataram falta de energia em Rondônia, nas cidades de Ji-Paraná e Espigão do Oeste. 

As distribuidoras de energia AES Eletropaulo (Grande São Paulo), CPFL (parte do interior de São Paulo e Rio Grande do Sul), Copel (Paraná), Light (Rio), Cemig (Minas Gerais), EDP Escelsa (concessionária que fornece energia para parte do Espírito Santo), CEB (Companhia Energética de Brasília) e Celesc (Santa Catarina), Cemat (Mato Grosso), Enersul (Mato Grosso do Sul) e Celg (Goiás) relataram a determinação do ONS. A Eletrobras Alagoas confirma o desligamento de duas substações, mas não cita a ONS. 

Eletrobras Rondônia não confirmou a queda na luz. 

 As empresas afirmaram desconhecer os motivos para o corte de carga. Segundo elas, o corte ocorreu em locais não prioritários, evitando hospitais e indústrias, por exemplo. O corte seletivo de carga ocorreu dentro do denominado ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), sistema de proteção coordenado pelo ONS, que determina às concessionárias de energia elétrica cortes em estágio, com o objetivo de preservar o fornecimento do sistema, informou a CPFL. O Ministério de Minas e Energia afirmou que compete ao ONS dar mais detalhes. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que vai aguardar o relatório do ONS para fiscalizar e atribuir a responsabilidade.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga