Foi abordado também o problema das ligações irregulares
Assessoria PMA publicado 28/04/2015
Estiveram reunidos na quarta-feira de manhã (dia 22) o secretário municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA), Vanderlei Sartori Júnior, a gerente regional da Sanepar em Arapongas, Mara Lúcia Kalinowski, e respectivas equipes, para tratarem de pauta sobre o meio ambiente e o abastecimento de água da cidade.
Embora fosse o primeiro contato com a atual gerente, vários trabalhos já vinham sendo desenvolvidos em conjunto entre a Prefeitura e a Sanepar, como as vistorias das ligações de esgoto na região do Parque dos Pássaros.
Foi abordado também o problema das ligações irregulares das águas pluviais na rede de esgoto, o que acaba por sobrecarregar o sistema, ocasionando eventuais transbordamentos.
Sartori indicou regiões onde tem havido reclamações da população, solicitando providências imediatas da empresa, seja em razão do risco imediato à saúde pública, seja pela contaminação dos corpos hídricos. Também registrou a presteza com que os funcionários da Sanepar vêm atendendo as solicitações da prefeitura, mas também cobrou um plano de ação para uma solução definitiva do problema.
A gerente informou que medidas mais eficazes estão sendo tomadas pela Sanepar, como a contratação de uma empresa para o monitoramento de todas as ligações de esgoto da cidade. Mara explica ainda que, ante a constatação de irregularidades, serão acionadas os órgãos competentes para lavrar autos de infração, pois a Sanepar não possui poder de polícia.
Com relação ao fornecimento de água, Mara informou que novos poços foram perfurados na cidade (Jardim Araucária, Poço Giocondo e Poço do Pedágio), além da contratação de estudos referentes à utilização do Ribeirão Três Bocas, o que suprirá a demanda para os próximos anos. Há uma programação de investimento de R$ 45 milhões, tanto para captação de água, como para aprimoramento da tecnologia para o tratamento do esgoto.