A Lei, de autoria do vereador Lita Evangelista (PHS) tem o objetivo de educar as crianças sobre as consequências do uso e consumo de drogas lícitas e ilícitas.
publicado 17/06/2015
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito e Secretaria Municipal de Educação, iniciou os preparativos para a solenidade de premiação do Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas Lícitas: Álcool, Cigarro e Narguilé. A primeira aula do projeto aconteceu em 05 /05/2014 na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira.
Com a Lei, de autoria do vereador Lita Evangelista (PHS) ficou instituída como obrigatória no currículo escolar do ensino fundamental no Município de Arapongas, a disciplina de Educação e Prevenção ao Uso de Tabaco, Álcool e Tóxicos.
Foto: SAA |
O objetivo do projeto é educar as crianças sobre as consequências do uso e consumo de drogas lícitas, com a promoção de hábitos saudáveis, evitando assim a entrada para o mundo das drogas ilícitas e atende alunos da Rede Municipal de Ensino.
AULAS - As aulas são ministradas pela Patrulha Escolar, do Departamento Antidrogas da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com o autor da Lei, denominada “Anjo da Guarda”, o vereador Evangelista Pereira da Silva, o Lita (PHS), tal iniciativa se justifica em face da dimensão que o uso de drogas lícitas e ilícitas tem tomado na sociedade. Lita destaca que a prevenção ao uso de drogas deve se dar também quanto às chamadas drogas lícitas como álcool e tabaco, que muitas vezes introduzidas na infância e adolescência acabam por facilitar a iniciação precoce do consumo de drogas mais pesadas, sendo que em ambos os casos, drogas lícitas ou ilícitas, quando se estabelece uma relação de dependência, geram inúmeros problemas sociais e de saúde pública.
Outro aspecto que deve a ser destacado é a questão econômica. Várias ações têm se concentrado muito mais nas políticas de repressão e combate ao tráfico e no tratamento dos dependentes químicos do que na educação e prevenção, que apesar de trazer resultados em longo prazo, a educação é mais eficaz visto que nessa idade (escolar), a assimilação dos conteúdos por parte das crianças é fácil e rápida. “Apresentamos o presente Projeto de Lei por acreditar que abordar essa questão de forma pedagógica na escola, com o envolvimento da família e da comunidade, contribuirá na prevenção do uso de drogas e atuaremos em um período importante da formação do caráter das nossas futuras gerações”, apontou.
PREMIAÇÃO - A premiação acontece no dia 25 de junho, uma quinta-feira, a partir das 9 horas, em frente a antiga prefeitura. Os organizadores avisam, no entanto, que em caso de chuva, a premiação será transferida para o auditório do Centro Administrativo da prefeitura de Arapongas.