Capa

Capa
» » » » » » » ARAPONGAS | SERVIÇO DE TAXISTA | Regularização de serviços aguarda acordo em Arapongas

Atualmente são os profissionais que escolhem os pontos de táxi

Fonte: Tribuna do Norte Ed.7361 publicado 20/08/2015
A discussão sobre a regulamentação do serviço de táxi em Arapongas começou em. Atualmente, 19 táxis estão cadastrados para trafegar no município, todos sem taxímetro e identificação de faixa. Profissionais do ramo ouvidos pelo jornal Tribuna do Norte afirmam que há mais de um ano cobram a prefeitura sobre a necessidade da criação de um decreto para normatizar a profissão para a implantação do taxímetro, aparelho que registra o preço a ser pago pelo percurso, ou pelo tempo que o veículo esteve ocupado. No entanto a lei municipal que disciplina a exploração do serviço de transporte de passageiros e bens em taxi já foi criada, reestruturada e publicada no diário oficial em 27 de março de 2014. Mas, até o momento, não saiu do papel.
A reportagem apurou junto a prefeitura que um impasse entre os membros da categoria estaria atrasando o andamento da regulamentação da profissão. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) confirma que os taxistas exigem a implantação do taxímetro para controlara as corridas, contudo, não querem abrir mão de determinados benefícios que seriam alterados com o vigor da lei.  
Atualmente, por exemplo, são os profissionais que escolhem os pontos de táxi, mas conforme previsto em lei, apenas o órgão competente, no caso a Sestran, será responsável por delimitar os locais para embarque e desembarque de passageiros, através de licitação de concessão, além da criação de pontos provisórios, em necessidades especiais.
Dentre as condições para o motorista obter autorização para prestar o serviço de táxi está a apresentação de Certificado de Condutor expedida pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), cursos de primeiros socorros, direção defensiva e mecânica básica, especificação de tarifa mínima e uso obrigatório de taxímetro. 
Ontem (19/08) a prefeitura confirmou que se reuniu na segunda-feira com representantes dos taxistas para discutir a regulamentação do serviço. Um novo encontro está marcado para a próxima semana. Contudo, o responsável pelas tratativas, o secretário de Segurança, tenente Antônio Aparecido de Oliveira entrou em período de férias e não atendeu as ligações da reportagem. Já o representante da categoria preferiu não se manifestar sobre o assunto até receber uma resposta da prefeitura.
Foto: divulgação Agencia RBS

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga