Capa

Capa
» » » » » ARAPONGAS | TOCHA OLÍMPICA | Tocha Olímpica que passará por Arapongas é acesa na Grécia

Símbolo da paz segue rota que passa pela sede da ONU, na Suíça, antes de iniciar o revezamento em mais de 300 cidades brasileiras

    -    Rio2016 publicado 22/04/2016
Petrounias entrega a chama Olímpica ao brasileiro Giovane Gávio, ex-jogador de volei.
(Foto: Rio 2016/André Luiz Mello)
Conforme manda a tradição, a cerimônia de acendimento da tocha aconteceu no Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia, berço do movimento Olímpico, na manhã de quinta-feira (21). Após o ritual milenar, a tocha iniciou sua jornada de anúncio de trégua. O roteiro inclui visita à sede das Nações Unidas, em Genebra, e o revezamento segue então até o acendimento da pira na abertura dos Jogos, no Maracanã, em agosto.
A chama foi acesa às 6h53 (no horário de Brasília) em cerimônia que remete aos Jogos da Antiguidade. Um elenco de 29 atores e 13 dançarinos viveu o ritual grego. No papel de alta sacerdotisa, a atriz Katerina Lehou acendeu a chama Olímpica com a “skaphia” - suporte de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico.
Cerimônia oficial de acendimento da chama Olímpica, a solenidade de abertura foi liderada por Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), e Spyros Capralos, presidente do Comitê Olímpico Helênico.
O acendimento segue o ritual que os gregos praticavam
 na Antiguidade (Foto: Rio 2016/André Luiz Mello)
Quando a sacerdotisa passou a chama para a tocha Olímpica Rio 2016. O ícone com desenho inspirado na geografia e cores do Brasil entrou em cena conduzido pelo ginasta grego Eleftherios Petrounias, que estava no Rio de Janeiro esta semana e garantiu sua vaga para os Jogos no Qualificatório Final de Ginástica, na última segunda-feira (18). Depois, ao passar pelo Monumento Pierre de Coubertin, o atleta abriu oficialmente o revezamento da tocha Rio 2016. Petrounias entregou a chama Olímpica ao brasileiro Giovane Gávio, bicampeão Olímpico de voleibol e gerente do esporte no Comitê Organizador.
Roteiro - Antes de chegar ao Brasil, a tocha Rio 2016 faz uma rota pela Grécia com 450 condutores que inclui uma passagem pela icônica cidade de Maratona. Chega à capital Atenas na quarta-feira (27), dia do encerramento do tour grego, marcado por um show do pop star local Sakis Rouvas, no Estádio Panathinaiko, dos históricos Jogos Atenas 1896.
O momento mais esperado do ritual: a passagem da chama para
a tocha Rio 2016 (Foto: Milos Bicanski/Getty Images)
Dois dias depois, o destino é Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU). No domingo (30), a tocha é levada ao Museu Olímpico, em Lausanne, onde fica a sede do COI. 
Brasília será a primeira cidade brasileira a receber a tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A tocha Rio 2016 desembarca, dia 3 de maio, em Brasília, onde inicia o revezamento no país-sede dos Jogos.
Paraná - Dia 28 de junho, a tocha chega ao Paraná com a primeira parada em Londrina, onde pernoitará. No dia seguinte, segue pelas cidades de Arapongas, Maringá, Campo Mourão antes de passar a noite em Cascavel. Dia 30, a comitiva do revezamento percorre Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu até chegar em Foz do Iguaçu. Em 2 de julho, o percurso é retomado e cruza os municípios de Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco, para mais um pernoite.
Em 14 de julho, depois de passar pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tocha volta ao Paraná, entrando por São José dos Pinhais. No mesmo dia, segue para Curitiba, para a festa de celebração que se repetirá em todas as cidades de pernoite. Nos dias 15 e 16, é a vez dos municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa (pernoite) e Castro.
Durante 90 dias, a tocha olímpica vai percorrer cerca de 330 cidades brasileiras e chega ao Rio de Janeiro no dia 5 de agosto para a abertura dos Jogos Olímpicos.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga