Capa

Capa
» » » » » ARAPONGAS | FESTÁ DE SANTO ANTÔNIO | Paróquia de Arapongas inicia hoje "Festão de Santo Antônio"

Em 2016 o Festão está em sua 24ª edição

     -      publicado 10/06/2016
Foto; Facebook paróquia Santo Antônio
Para comemorar o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, comemorado dia 13, segunda, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Arapongas (PR) terá uma programação especial com o tradicional "Festão de Santo Antônio" que tem início hoje a partir das 19 horas com missa celebrada pelo Pe. Paulinho Amaral. A festa terá sequencia amanhã e no domingo.
Em 2016 o Festão está em sua 24ª edição para comemorar a data do santo, com barracas de comidas típicas de festas juninas. As celebrações da Trezena em Devoção ao Padroeiro teve início em primeiro de junho.
O presidente do Conselho de Economia e Finanças da Paróquia, Manuel Vargas, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte destacou que os voluntários não são os responsáveis apenas pelas guloseimas, mas por toda a decoração do salão. "Todos participam. Até as crianças da catequese. Elas foram as responsáveis por decorar os salões", disse. O dinheiro arrecadado com a venda do bolo será usado na reforma da cozinha, onde duzentos voluntários se revezam nos preparativos do evento. 
Na segunda-feira, 13, além missa em honra ao Padroeiro Santo Antônio, celebrada pelo Pároco Pe. Laércio e pelo Pe. Miguel, a igreja preparara o tradicional bolo do santo com 3 mil pedaços com cartões no valor de R$ 2,50. A tradição diz que quem encontrar o santinho no bolo vai ter sorte no amor, e quem sabe, se casar em breve. No entanto, há quem diga que encontrar o santo também terá sorte para conseguir outras graças divinas.
Santo Antônio - Santo Antônio nasceu em Lisboa em 1195 e morreu em Pádua, na Itália, aos 36 anos. Daí vem o nome Antônio de Pádua. Foi canonizado um ano depois de morrer e tem seu dia comemorado em 13 de junho.
Ele começou sua trajetória religiosa na Ordem dos Cônegos Regulares, onde estudou Filosofia e Teologia até ser ordenado sacerdote. Em Portugal, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que o encantou e o sensibilizou com a causa, a qual decidiu se tornar missionário. Ao entrar na Congregação dos Franciscanos, recebeu o nome de Antônio de Coimbra.
Entre as principais características do santo estão a luta pela justiça e a valorização dos mais humildes. A fama de casamenteiro que se fez entre a população seria porque o santo ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga