Encontro com a PJ. |
Seguindo o que apontou o Documento de Aparecida 446d, que pede que: “a Pastoral da Juventude privilegie os processos de educação na fé” e o documento 85 de Evangelização da Juventude, número 199, que diz: “Organizar cursos e oficinas de capacitação técnica para assessores e jovens que tenham responsabilidade pela condução das estruturas organizativas de acompanhamento dos jovens”, a PJ da diocese de Apucarana não ficou parada e, desde 2007, organizou a Escola de Educadores, baseada na experiência da Casa da Juventude de Goiânia (referencial no Brasil em ações de juventude, há 24 anos).
Esta escola tem por objetivo formar e capacitar educadores e assessores para o trabalho com juventude e está organizada em sete etapas, nas quais se trabalha o aspecto pessoal do/a assessor, apresentando a realidade juvenil, o processo de formação grupal, a metodologia do trabalho de grupo, a espiritualidade juvenil, projeto de vida e projeto de pastoral.
A atividade é assessorada por educadores da diocese e também de outras regiões do Paraná. Os alunos recebem certificação de curso de extensão pela PUC Paraná, através do Campus Londrina.
A equipe de coordenação, formada pelos alunos da primeira experiência em 2007, que somam 15 jovens, avaliaram a Escola como uma luz no trabalho de Evangelização da Juventude. É importante perceber que, mesmo diante de tantas sombras e dificuldades, temos experiências como esta.
Em 2012, a escola personalizou-se, recebendo o nome de Escola de Educadores Monsenhor Arnaldo Beltrami, uma homenagem justa a este padre que tanto fez pela juventude na diocese de Apucarana, desde os fortes tempos do SEJU (Serviço de Juventude).
A juventude existe enquanto houver uma razão para viver, e hoje temos mil razões para viver. Desta forma, com uma espiritualidade chamada de corajosa, através do Oficio Divino da Juventude (ODJ), é que a Pastoral da Juventude da Diocese de Apucarana vem acendendo luzes e iluminando o caminho de nossa querida juventude.
As luzes que emanam do documento 85 e do Documento de Aparecida devem encorajar a Juventude, para perceber que é possível ser discípulo e missionário mesmo em meio a tantas sombras. E que a juventude está aí, pronta para ser protagonista deste processo.
Como parte desse processo de conscientização da Juventude, a P.J. organizou uma mesa de trabalho em Arapongas, na última terça-feira(20/08), no salão paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, Conjunto Flamingos.
Estiveram participando do debate o vereador Lita, Elaine Heringer, representante da Secretaria de Educação, Diego Paixão(Pastoral da Juventude - Decanato Centro Norte), Paulo Alberto S. Gudin(Pastoral da Juventude - Decanato Centro Norte), Fernando Berestinas(assessor vereadora Irondi) e o vereador Aroldo.
O encontro que teve como tema "Anseios do Grupo Jucris" uma pauta elaborada pela PJ assuntos ligados à travessias de pedestres, sinalização e semáforos na ciclovia, revitalização do parque dos Pássaros, atendimento nos postos de saúde, universidade no município, cultura, esporte e lazer.
Postagem: Assessoria de Comunicação
Fonte:Gabinete Vereador/Renato Munhoz
Publicação 21/08/2013