De acordo com Lita, o objetivo do Reencontro foi o acolhimento e a reflexão sobre os valores matrimoniais e familiares.Como cristão, Lita afirma o compromisso da Igreja com tudo o que põe fim ao conflito entre casais, para que haja mais firmeza na fé e motivação, propiciando o diálogo, a reconciliação dos casais em atritos de relacionamento, o perdão, a construção de uma família justa e firme nos preceitos cristãos.
"Firmes na Fé -Cristão Motivado". Esse foi o tema da palestra proferida por Lita no Reencontro para Casais. Coube ao casal de Apucarana Orlando e Silmara a palestra com o seguinte tema: "Família, lugar dos valores de Deus".
Ainda no sábado, Vani e Leninha palestraram: "Diálogo, perdão e Fé".
No domingo as atividades se reiniciaram às 7 horas e 30 minutos com oração na Capela.
"Se conhecendo para Viver Melhor" foi tema da palestra do casal Humberto e Edilene. Logo após o almoço coube ao paroquiano Pe. Emerson a seguinte palestra: "Intimidade com Deus".
Tematizada de "Pais e Filhos" foi a palestra que deu fim ao segundo e último dia de reencontro, proferida por Marinho e Melissa.
O Reencontro teve várias atividades, como: dinâmicas, grupos de discussão, folclore e fechando com uma bela missa.
O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) está no Brasil há 51 anos.
O primeiro encontro brasileiro foi organizado por padres espanhóis e ocorreu em Valinhos, no interior de São Paulo, na Semana Santa de 1962. Desde então, o Cursilho se espalhou por todos os estados brasileiros.
Estima-se que mais de 100 mil pessoas tenham passado pelo encontro do Cursilho. Hoje, o movimento conta com cerca de 10 mil participantes em todas as regiões do Brasil.
Para comemorar a data, o MCC-Brasil prepara um grande encontro, que ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro na cidade de Aracruz, no Espírito Santo.
Denise, André Bola, Lita, Humberto e Edilene |
O evento contará com palestras de diversos nomes da Igreja, como Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, e shows, como o do padre Zezinho.
O MCC espera 2.000 pessoas, que ficarão hospedadas no SESC de Praia Formosa, local que será fechado e usado exclusivamente para o evento.
Os cursilhistas vivenciam o clima desse grande evento há seis anos, quando nasceu a proposta do Relançamento do MCC no Brasil.
“Iniciamos um tríduo preparatório, com base na metodologia “Ver-Julgar-Agir”, que é base do Cursilho. Tudo isso para resgatar a verdadeira essência do Movimento, seu carisma e espiritualidade”, disse Marum Mellem Jacob Neto, coordenador nacional do MCC.
Neste ano, todas as dioceses têm feito celebrações e eventos sobre o ano jubilar, tanto para comemorar a data quanto para reaproximar cursilhistas que, por diversos motivos, estavam afastados do Movimento.
Sobre o Movimento de Cursilhos
O termo “Cursilho” se deriva do espanhol e significa pequeno curso. Teve origem na Espanha, em 1949, por um grupo de jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola (JACE), da Ilha de Maiorca, que pretendiam passar a mensagem do Evangelho em poucos dias.
No Brasil, os retiros duram três ou quatro dias, dependendo da região, e são feitos para jovens e adultos. É um encontro vivencial, com dinâmica e método próprios, em que leigos e sacerdotes testemunham sua vivência como cristão. O objetivo do encontro é instigar quem o faz a levar o Evangelho para seus ambientes – família, trabalho, grupo de amigos. O Cursilho também visa favorecer a convivência dos cristãos, por meio de pequenas comunidades para partilha do Evangelho e Escolas Vivenciais, e ajudar o cristão a descobrir sua vocação.
A partir desses encontros, surgiram muitos líderes católicos. Vários movimentos, como o Movimento Familiar Cristão e ECC (Encontro de Casais com Cristo) foram criados por cursilhistas. Muitos padres, seminaristas e até congregações muito antigas, como os Vicentinos, foram reavivados com o Cursilho entre as décadas de 1960 e 1980.
Postagem: Assessoria de Comunicação
Fonte:MCCBrasil/Assessoria
Publicação 26/08/2013
Galeria de Fotos
Marcília e Lita |
Geraldo e Lita |
Café da Tarde - sábado |
André e Lita |
Simone e Lita |
Simone(Organizadora) Orlando e Silmara Palestrantes Apucarana) |