Koichiro Matsuura, Diretor-Geral da UNESCO, tem descrito que a educação para a paz vem sendo de "importância fundamental para a missão da UNESCO e das Nações Unidas".
Vereador Lita |
Assessoria Comunicação GVL
A Secretaria de Agricultura, Serviços
Públicos e Meio Ambiente realizou no dia 20 de setembro, no
município de Arapongas, o Projeto Education For Peace, onde alunos
do Colégio Estadual Emílio de Menezes (C.E.E.M.) plantaram mudas de
árvores juntamente com 10 mil escolas em 157 países, para comemorar
o Dia Internacional da Paz pelas Nações Unidas.
Educação para a paz é o processo de adquirir os valores, o conhecimento e desenvolver as atitudes, habilidades e comportamentos para viver em harmonia consigo mesmo, com os outros e com o ambiente natural.
De acordo com o vereador Lita, existem nas Nações Unidas declarações sobre a importância da educação para a paz. Ban Ki Moon, secretário-geral da ONU, tem dedicado o Dia Internacional da Paz 2013 a educação para a paz, em um esforço para reorientar as mentes e financiamentos na preeminência da educação para a paz como os meios para trazer uma cultura de paz.
Koichiro Matsuura, Diretor-Geral da UNESCO, tem descrito que a educação para a paz vem sendo de "importância fundamental para a missão da UNESCO e das Nações Unidas". A educação para a paz como um direito é algo que agora está cada vez mais enfatizado por pesquisadores da paz, como Betty Reardon e Douglas Roche.
Andrè Quiroga Lions Clube Uirapuru |
Desde as primeiras décadas do século 20, os programas de "educação para a paz" em todo o mundo têm representado um espectro de temas focais, incluindo anti-nuclearismo, a compreensão internacional, a responsabilidade ambiental, habilidades de comunicação, a não-violência, técnicas de resolução de conflitos, democracia, consciência dos direitos humanos, a tolerância da diversidade, convivência e igualdade de gênero, entre outros. Alguns também abordaram dimensões espirituais da harmonia interior, ou sintetizados numa série de questões anteriores em programas de cidadania mundial.
Padre Beffa |
Embora o discurso acadêmico sobre o tema tem cada vez mais reconhecida a necessidade de uma abordagem mais ampla e holística para educação para a paz, uma revisão de projetos baseados em campo revela que três variações de educação para a paz são os mais comuns: formação de resolução de conflitos, educação para a democracia e educação sobre os direitos humanos.
Novas abordagens estão surgindo e pôr em causa alguns dos fundamentos teóricos dos modelos mencionados. A mais significativa dessas novas abordagens concentra-se em educação para a paz como um processo de transformação de visão de mundo.
Novas abordagens estão surgindo e pôr em causa alguns dos fundamentos teóricos dos modelos mencionados. A mais significativa dessas novas abordagens concentra-se em educação para a paz como um processo de transformação de visão de mundo.
A ação
aconteceu em parceria com a prefeitura Municipal de Arapongas, Lions
Clube Uirapuru e Arapongas, Polícia Ambiental, alunos do projeto
Guardiões da Natureza e Grupo dos Escoteiros, ao lado da ciclovia na
Rua Guaratinga foram plantadas árvores frutíferas de várias
espécies de todo o Brasil, previamente escolhidas pela equipe
técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Justo Marques |
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Justo Marques esta é uma ação voltada para a Biodiversidade e a Paz e a meta deste projeto é atingir 100 milhões de árvores plantadas até 2017. “Até hoje foram plantadas 10 milhões de árvores”, explicou.
Neste
projeto foram envolvidos mais de 80 alunos do Colégio Estadual
Emílio de Menezes no plantio de árvores. “Esta é uma ação que
traz benefícios ao meio ambiente, à cidade, ao planeta e também à
nossa consciência”, concluiu o secretário.
Em dia de jardineiro, Leo Messi 'planta' árvore da paz antes de jogo
Ao lado de Roque Santa Cruz, camisa 10 protagoniza ato em meio ao gramado do estádio Defensores del Chaco com muda de oliveira
Ao lado de Roque Santa Cruz, camisa 10 protagoniza ato em meio ao gramado do estádio Defensores del Chaco com muda de oliveira
Por GLOBOESPORTE.COM
Assunção, Paraguai
Os jogadores protagonizaram a cena antes do começo do jogo pelas Eliminatórias Sul-Americanas, que acabou com vitória por 5 a 2 dos argentinos e ainda a classificação ao Mundial no Brasil em 2014.
Galeria de Fotos