Capa

Capa
» » OS EVANGELHOS SÃO O CORAÇÃO DE TODAS AS ESCRITURAS - Dom Celso Marchiori







Apucarana, 19 de setembro de 2013




Não existe nenhuma doutrina que seja melhor, mais preciosa e mais esplêndida que o texto do Evangelho. Aí contemplamos o que Jesus, nosso Mestre e Senhor, ensinou com palavras e realizou com atos.

Os santos Evangelhos são o coração de todas as Escrituras, "uma vez que constituem o principal testemunho da vida e da doutrina do Verbo encarnado, nosso Salvador". Daí, a importância de o conhecermos através da leitura assídua e meditação destes textos sagrados que estão à nossa disposição para nosso enriquecimento espiritual. Aliás, a leitura da Sagrada Escritura reaviva em nós o espírito de conversão e de penitência e contribui para o perdão dos pecados, motivando-nos para um engajamento na comunidade eclesial, concretamente falando, na comunidade paroquial.

Constantemente, por diversos meios, e ultimamente pela Verbum Domini: Exortação Apostólica Pós-Sinodal de Bento XVI, a Igreja nos exorta a todos, a que, pela freqüente leitura das divinas Escrituras, aprendamos “a eminente ciência de Jesus Cristo” contida, particularmente, nos santos Evangelhos. Será muito proveitoso se a leitura da Sagrada Escritura for acompanhada pela oração, com a qual desenvolvemos em nosso interior um verdadeiro diálogo de Deus conosco, pois “a Ele falamos quando rezamos; a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos" (Sto. Ambrósio).

Portanto, assim como reservamos tempo para nos alimentar, dormir, trabalhar, estudar, conversar com os amigos e com tantas outras atividades, assim também reservemos um tempo, que será precioso, para a leitura e meditação da Palavra de Deus na Bíblia.

Que os Grupos de Oração, incentivem as crianças, os adolescentes, os jovens e os casais que deles participam, a cultivarem o bom e santo hábito de ler e meditar os textos bíblicos todos os dias.

O poder e a eficácia da Palavra de Deus é tão grande, que ela constitui sustentáculo e vigor para toda a Igreja, e, para cada um de nós, seus filhos. Na medida em que lemos e acolhemos a Palavra, como fez Maria, a Mãe de Jesus, ela se torna “firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte da vida espiritual” (DV 21) e nos incentiva a nos comprometermos profunda e concretamente com o Reino de Deus.

Amados irmãos e irmãs, para seu crescimento espiritual e para que tenham uma vida de fé mais comprometida, desejo imensamente que todos possam manusear mais e melhor a Bíblia Sagrada, e, sobretudo, criar um gosto especial pelos Evangelhos. Iluminados pela Palavra sigamos nosso caminho de discípulos missionários para que o mundo creia e tenha vida em abundância.

Deus abençoe a todos com um desenvolvido gosto pela Palavra de Deus.


Dom Celso A. Marchiori
Bispo Diocesano de Apucarana

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga