No último domingo, 13/10, a Pastoral da juventude do Decanato Centro Norte e Norte, Diocese de Apucarana, realizou um encontro com o seguinte tema: "Juventude e Missão. Jovem, levante se, seja fermento". O encontro ocorreu numa tenda montada no pátio da Paróquia Santo Antonio de Pádua.
Em 2013, o tema é “Juventude e missão” e o lema “Jovem: levanta-se, seja fermento”. O DNJ 2013 quer propor um caminho missionário para os jovens da igreja do Brasil.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desenvolveu um texto base como subsidio para os grupos, pastorais, movimentos, comunidade e congregações que trabalham com a juventude e pretendem participar do DNJ.
No Novo testamento há dois modelos missionários que se completam. No primeiro modelo, apresentado em Mt 28, 16-20, Jesus envia seus apóstolos para fortalecer a consciência missionária, saindo ao encontro daqueles que não creem em Cristo. No segundo modelo, de Lc 4, 16-21, na sinagoga, Jesus fala da necessidade de responder adequadamente aos grandes problemas da sociedade na qual se está inserido. O desafio é trabalhar os dois modelos de maneira que se complementem, evitando assim o reducionismo, diz o texto base.
O DNJ deste ano é especial. Com a realização, em julho, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil e devido à Campanha da Fraternidade 2013 ter como tema “Juventude e Fraternidade”, ele acontece com a missão de reafirmar essa relação próxima entre os jovens e a Igreja.
O DNJ nasceu em 1985, tendo como tema “DNJ: construindo uma nova sociedade”. Desde então 28 edições já foram realizadas.
O Dia Nacional da Juventude é um evento celebrado há 28 anos pelas dioceses de todo Brasil. É um momento em que toda juventude se encontra para festejar, mostrar seus costumes, suas tradições, seus talentos, há também oportunidade para formação, troca de informações, confraternização e unidade de uma juventude sadia e disposta a construir um mundo melhor.
Todo DNJ como é conhecido pelos jovens, por um “tema”, um “lema” e uma proposta para ser debatida no dia, vivida ao longo do ano. São temas atuais e sempre voltados para os jovens. Há a abordagem sobre políticas públicas, para a juventude neste dia usando temas sobre a violência, paz, educação e outros.
Entre as atrações estava a Banda Karas do Céu, de Astorga e a Banda Trilhas, de Arapongas.
Os jovens participantes puderam vivenciar momentos diversos, como: palestras, orações, missas, retiro de silêncio, adoração ao Santíssimo Sacramento, gincanas, brincadeiras, festa, sem deixar de mencionar os momentos de integração durante os intervalos entre uma atividade e outra.
Às 16 horas e 30 minutos inicou-se a missa de encerramento, presidida pelo Padre Amauri.