O prefeito de Arapongas Antonio José Beffa juntamente com secretários e vereadores receberam na tarde de ontem (28), representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Hermínia Buchester Marinha e Ninfa Marli Zanbrzycki, para uma reunião, onde o assunto em pauta foi a implantação de um Pólo de Ensino a Distância, um projeto apresentado pela Secretaria de Educação de Arapongas.
Segundo a Secretária de Elizabete Humai de Toledo, foram solicitados três cursos: artes, pedagogia e Letras, os quais foram escolhidos para suprir a necessidade desse tipo de profissional, porém, a seguir, serão implantados outros de várias áreas.
A representante da UEPG, Hermínia Buchester Marinha, informa que o Pólo da UEPG, que é mantido pelo Governo do Estado e Prefeituras, faz parte de um sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior, por meio de educação à distância. “O maior objetivo é atender ao público em geral, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos demais trabalhadores em educação básica dos estados e municípios”, explicou Hermínia, acrescentando que a missão da Educação a Distância na UEPG é atuar como um agente de inovação dos processos de ensino-aprendizagem possibilitando o acesso à Educação Pública de qualidade.
A comitiva conheceu a Escola Municipal Antonica Giroldo Franciosi, onde possivelmente será instalado o Pólo de Ensino. “Estamos avaliando a estrutura e as condições administrativas da escola para poder instalar o pólo de educação”, salientou a representante.
O prefeito ressaltou que não medirá esforços para atrair o pólo, pois tem a certeza de que muitos serão os beneficiados. “Estamos também cumprindo com a nossa proposta de campanha e este é o primeiro passo entre tantos projetos que virão para a educação”, concluiu Beffa.
A previsão é que o primeiro vestibular seja realizado em julho de 2014.