Capa

Capa
» » » » » TARIFA DE ENERGIA | BANDEIRA VERMELHA MANTIDA | Mesmo com as chuvas, bandeira vermelha deve ser mantida em agosto

Todo dia 28 de cada mês a Agência Nacional de Energia Elétrica define a bandeira do mês seguinte

Com agências publicado 22/07/2015
Foto: Reprodução / Itaipu Binacional
Esse foi o mês de julho mais chuvoso dos últimos tempos. Nas Cataratas do Iguaçu, a vazão triplicou. Ainda assim a bandeira vermelha na tarifa de energia deve ser mantida para o mês de agosto, afirmam especialistas. A decisão oficial será anunciada no fim do mês, mas a situação dos reservatórios nas regiões nordeste e sudeste continua crítica.
Enquanto os reservatórios da região sul estão com 93% do volume preenchido, no nordeste o índice não passa de 23%. No sudeste, que responde por 70% da geração no país, o volume útil está em 37%. Com esse cenário, as usinas térmicas, que tem um custo de produção até 8 vezes mais caro, permanecem ativas.
Segundo o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffi, vai demorar algum tempo para recompor os lagos do sudeste, nordeste e centro-oeste.  “O Paraná gera mais energia do que consome. Depois das chuvas apenas as usinas da Copel estão gerando 15% a mais do que a demanda no Paraná”, afirma o diretor. Em relação à produção de Itaipu e de outras usinas do estado, o consumo no estado não chega a um terço. Mas o sistema é integrado e a redução da tarifa depende da Aneel: “não é porque no Paraná não falta água que a tarifa vai baixar. A Copel não determina a tarifa, que depende da avaliação do Operador Nacional do Sistema, que avalia a situação em todo o país”.
Todo dia 28 de cada mês a Agência Nacional de Energia Elétrica define a bandeira do mês seguinte. “Considerando os relatórios de outros estados, eu poderia apostar que continuaremos com a bandeira vermelha em agosto”, lamenta o diretor.
Saiba como funcionam as bandeiras tarifárias
Desde o início do ano  ANEEL adotou o Sistema de Bandeiras Tarifárias. As bandeiras verde, amarela e vermelha indicam se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade.O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha – as mesmas cores dos semáforos – a e indicam o seguinte:
Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;
Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,025 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos;
Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 0,055 para cada quilowatt-hora kWh consumidos.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga