Capa

Capa
» » » Vereador Lita apresentará Projeto de Lei para cumprimento do Código de Defesa do Consumidor em Arapongas


O vereador Lita, tendo em vista a Lei Estadual nº 16.723/2010, irá apresentar à Câmara Municipal de Arapongas um projeto de lei determinando que a oferta e apresentação de produtos devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa a fazer constar no preço de cada produto que oferta, a informação do valor equivalente da mercadoria em relação as seguintes medidas:
I - 01 (um) quilo, quando a quantidade do produto for medida por massa;
II - 01 (um) metro, quando a quantidade do produto for medida por comprimento;
III - 01 (um) litro, quando a quantidade do produto for medida por volume;
IV - 01 (um) metro quadrado, quando a quantidade do produto for medida por Área;
V - 01 (uma) unidade, quando a quantidade do produto não for medida em nenhuma das grandezas acima.
De acordo com o vereador, intuito da Lei é promover ação sistemática de proteção ao consumidor, de modo a garantir a segurança, a saúde e a defesa de seus interesses econômicos. Em consonância com esta perspectiva legal, o presente projeto de lei obriga os supermercados a fazer constar no preço de cada produto o valor equivalente da mercadoria em relação a determinadas unidades de medida. A importância desta proposição se dá na medida em que será mais um instrumento de defesa do consumidor, que muitas vezes é ludibriado quando opta pela compra de determinado produto, que embora possua valor nominal mais barato do que outro, possui custo por unidade de medida maior.
Em visita há alguns estabelecimentos em Arapongas, o Assessor do vereador, Kleber Costa, diz que a rede de supermercado Verona já está procedendo dessa forma. "Conversei com o gerente de uma das lojas e fui informado que a rede Verona já está fornecendo essas informações em seus produtos também em Arapongas", disse Kleber.
Supermercado Verona Arapongas/Foto Divulgação
A falta de informações transmitidas aos consumidores torna-os alienados quanto aos seus direitos. Na tentativa de reverter esta situação, solicitamos aos nobres vereadores de Arapongas o apoio para a aprovação deste projeto. As informações deve aparecer na etiqueta do produto, devendo ser visível e compreensível ao consumidor.
“Temos que fazer valer os instrumentos de defesa ao consumidor. E todo consumidor prejudicado deve apresentar reclamação no órgão competente, a quem competirá a adoção dos procedimentos cabíveis. Iremos procurar o Procon Municipal, órgão competente para fiscalização do objeto desta Lei, bem como a realização de todos os atos necessários para a sua implementação. Estamos estudando junto aos estabelecimentos prazo para adequar-se a presente Lei, que tenho certeza que será aprovada pela nossa Câmara Municipal, que vem mostrando nesse ano estar trabalhando na defesa dos direitos do cidadão Araponguense”, diz o vereador.

APRAS

Considerando a Lei Estadual, em 30 de Abril de 2012, a APRAS - Associação Paranaense de Supermercados divulgou o INFORME 02/2012, orientando os empresários supermercadistas no Paraná sobre preço por Unidade de medida na etiqueta de preço da gôndola.
No Informe, a entidade recomenda urgente aos estabelecimentos, entre eles supermercados, que o consumidor tenha acesso direto ao produto, sem intervenção do comerciante, ficando o empresários obrigados a expor o preço por unidade de medida. Considera-se preço por unidade de medida reais por quilo, litro, metro ou outra unidade conforme o caso.
Para ilustrar expos o exemplos abaixo:


Publicação Assessoria Comunicação Vereador Lita
Em 17 Nov 2013
Créditos Fotos Divulgação





«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga