Capa

Capa
» » » Casa do Bom Menino desenvolve projeto sóciocultural, voltado para atendimento de crianças e adolescente

casa do bom menino

No ano de 2004, observando a necessidade de expandir o projeto para a comunidade araponguense criou-se o Projeto Crescer.

Em uma década, participação dos voluntários foi fundamental para o sucesso do projeto. 


por Assessoria comunicação publicado 30/11/2013 Fonte: projeto crescer arapongas

Espetáculo de encerramento do ano letivo da Casa do Bom Menino(Projeto Crescer I e II), ocorreu no ginásio municipal de esportes Luiz Augusto Zin, no dia 28
Arapongas – No projeto Crescer são desenvolvidas atividades educativas, como Informática, Inglês, Português, Matemática, Leitura e Produção de Texto, Educação Física, Jogos Intelectivos, Xadrez, Dama, Trilha, Música, Flauta doce e Capoeira. Atividades culturais e de formação para o exercício da cidadania, formar hábitos e cuidados com a saúde física, e ainda estabelecer vínculos de amizade e cooperação em grupo.
OSCIP
A Casa do Bom Menino de Arapongas é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que é um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda.
A lei que regula as OSCIPs é a nº 9.790, de 23 março de 1999. Esta lei traz a possibilidade das pessoas jurídicas (grupos de pessoas ou profissionais) de direito privado sem fins lucrativos serem qualificadas, pelo Poder Público, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs e poderem com ele relacionar-se por meio de parceria, desde que os seus objetivos sociais e as normas estatutárias atendam os requisitos da lei. 
Visão
Ser reconhecida como organização social de excelência em atendimento a crianças e adolescentes baixa renda, contribuindo para seu crescimento. 
Missão
Ser reconhecida como organização social de excelência em atendimento a crianças e adolescentes baixa renda, contribuindo para seu crescimento. Proporcionar atendimento sociocultural e educativo para crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano, em sistema contraturno escolar, visando o seu desenvolvimento e preparo para o exercício da cidadania.
Sonho que se concretizou
A Casa do Bom Menino foi um sonho que se concretizou com a luta dos membros do Lions Clube de Arapongas. Fundada no de 1977, após a construção da Escola de Educação Especial Lions Clube – APAE, nesta época atendia crianças em sistema de “casa lar”. No ano de 2004 observando a necessidade de expandir o projeto para a comunidade araponguense criou-se o Projeto Crescer. 
O projeto Crescer até 2008 objetivou-se atender apenas meninos, no ano seguinte em parceria com a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR expandiu-se com o Projeto Crescer II, atendendo de início apenas meninas, seguindo o espelho das normas e atividades do projeto pioneiro na Casa do Bom Menino. Em 2011, para atender a demanda de público, começou-se a atender meninos e meninas em ambos os projetos.
Equipe
Com um quadro de 43 profissionais entre os dois projetos e voluntários, a equipe é formada por professores estagiários nas áreas de graduação de Pedagogia, Educação Física, Matemática, Informática, com contratos em parceria com a UNOPAR e contratos de estágio com o CIEE, a carga horária é de 30 horas semanais, atuando em sala de aula ou auxiliando na secretaria, no atendimento aos alunos e pais.
Em parceria, há três professores de Inglês, participando do Projeto Futuro Integral e duas orientadoras que aplicam aulas de Letramento e Raciocínio Lógico, reforçando os conteúdos escolares.
As aulas de informática são ministradas por dois professores que aplicam o curso básico de computação, apoiados com materiais apostilados e aulas 100% práticas em um laboratório com 24 computadores.
Nas oficinas tem dois professores de Canto, dois professores de Flauta Doce, um professor de Dança, um professor de Capoeira e um Professor de Artes.
Na área social, há uma assistente social e uma estagiária. Na administração temos uma coordenadora pedagógica, uma supervisora pedagógica, uma coordenadora financeira e uma diretora. São dez profissionais entre cozinha e limpeza para confecção de 6 mil refeições semanais em média, entre café da manhã e almoço .

Palavra do Presidente
Paulo Pennacchi - Presidente da Casa do Bom Menino de Arapongas

"Nosso objetivo para 2014 é oferecer oportunidade para atingirmos o número de 500 jovens e para isso nos dedicaremos totalmente, buscando sempre renovar e trazer novidades para motivá-los nas atividades que se desenvolvem no Projeto"  
"O Projeto Crescer trouxe oportunidades que muitos adolescentes souberam aproveitar. É gratificante vermos o crescimento de cada um dos nossos alunos." 
"Avaliamos muito positivamente os Projetos Crescer I e II. Para mim, foram anos de aprendizado. O projeto significa um divisor de águas na vida dos alunos que aqui estão ou passaram."


Fotos

Espetáculo de encerramento do ano letivo da Casa do Bom Menino (Projeto Crescer I e II), no Ginásio de Esportes Luiz Augusto Zin, ocorrido dia 28 de novembro.






Vereadores Lita(PHS) e Toninho da Saúde

Cleide Pennacchi
Francisco Marcos Pennacchi, homenageado














































«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga