endemias
Neste ano Arapongas registrou 65 casos de dengue
Em Arapongas o último LIRA apontou um índice de 0,2%, considerado baixo pelos padrões da Organização Mundial de Saúde
por assecom publicado 13/12/2013 fonte pma
Supervisores da equipe de Endemias recebem aparelhos de celular
Arapongas – Aconteceu na noite da última quarta-feira, uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, onde a pedido do Ministério Público da cidade, foi realizada uma capacitação dos membros do Conselho Municipal de Saúde, no que tange às obrigações da gestão municipal do SUS no combate à dengue, desde vigilância até assistência.
O treinamento foi ministrado pela coordenadora do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida de Oliveira e pelo diretor de Saúde, médico Flávio Vilas Boas, atendendo 21 Conselheiros de Saúde, com prioridade para os representantes dos usuários e dos trabalhadores da saúde e para qualificar sua atuação na formulação de estratégias e assegurar efetivo controle social da execução da política de saúde relativo ao controle da dengue.
Aparecida de Oliveira falou sobre a atual situação da dengue em nível de Estado e município, informando que em Arapongas o último LIRA apontou um índice de 0,2%, considerado baixo pelos padrões da Organização Mundial de Saúde
A preocupação atual, segundo a coordenadora, seria com os casos autóctones, devido aos altos índices registrados em municípios vizinhos. Neste ano Arapongas registrou 65 casos de dengue.
Já o diretor de Saúde, Flávio Villas Boas falou sobre os sintomas da doença, formas de tratamento e outros assuntos relacionados à sua prevenção.
Também participaram da reunião, o secretário de Saúde Alcides Livrari Junior e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Martins dos Santos.
Supervisores da equipe de Endemias recebem aparelhos de celular
A prefeitura de Arapongas através da Secretaria de Saúde, entregou 06 aparelhos de celular com chip, para os Supervisores de Equipe do Controle de Endemias Dengue. Essa foi uma reivindicação de longa data, para melhorar o desempenho das ações de campo, visto que em determinadas situações, ocorre a necessidade de comunicação dos Agentes de Campo.
Durante as visitas dos agentes que trabalham nas ruas espalhados nos bairros da cidade, muitas vezes encontram determinadas dificuldades as quais necessitam do apoio do Supervisor e a comunicação por diversas vezes era impossibilitada. Agora com o aparelho a comunicação vai ser rápida, o agente vai poder ligar a cobrar para o supervisor.