DIREITOS
O Procon vem modernizando sua estrutura para melhor atender o público
O PROCON, órgão de proteção ao consumidor, divulga relatório de atendimentos efetuados no ano de 2013, contemplando processos abertos, informações com ou sem documentos, contatos por telefone e email, representando um total de 11.541 (onze mil, quinhentos e quarenta e um) atendimentos - a média diária, resultou em 48,69/dia.
Segundo o coordenador executivo Paulo Sérgio Camparoto, no mês de junho de 2013, foi alterada a sistemática de apresentação dos atendimentos separados por categorias, quais sejam: telefonia, comércio local, serviços, E-commerce e financeira. “A partir desta inovação no relatório, verificamos que é imprescindível tal separação”, ressalta Camparoto, explicando que desta forma há um melhor gerenciamento das ações internas e externas.
FISCALIZAÇÃO EM DUAS GRANDES OPERAÇÕES
Em setembro de 2013, foi a vez do comércio local, com a visitação de 2.200, pontos na maior operação de fiscalização já realizada. Os proprietários receberam informação, através de ofício, sobre a obrigatoriedade de conter preço em todo e qualquer produto exposto a venda, com base em lei federal. Na fiscalização ocorrida na sequência, comércios que não se adequaram, foram advertidos por escrito, e em persistindo a não adequação, serão autuados. “Este trabalho proporciona aos consumidores de nossa cidade, a certeza e a tranqüilidade de entrar em qualquer estabelecimento comercial, e visualizar preços dos produtos em que tiver interesse”, explicou o coordenador.
fonte: pma, em 16/01/2014
Segundo o coordenador executivo Paulo Sérgio Camparoto, no mês de junho de 2013, foi alterada a sistemática de apresentação dos atendimentos separados por categorias, quais sejam: telefonia, comércio local, serviços, E-commerce e financeira. “A partir desta inovação no relatório, verificamos que é imprescindível tal separação”, ressalta Camparoto, explicando que desta forma há um melhor gerenciamento das ações internas e externas.
FISCALIZAÇÃO EM DUAS GRANDES OPERAÇÕES
Em setembro de 2013, foi a vez do comércio local, com a visitação de 2.200, pontos na maior operação de fiscalização já realizada. Os proprietários receberam informação, através de ofício, sobre a obrigatoriedade de conter preço em todo e qualquer produto exposto a venda, com base em lei federal. Na fiscalização ocorrida na sequência, comércios que não se adequaram, foram advertidos por escrito, e em persistindo a não adequação, serão autuados. “Este trabalho proporciona aos consumidores de nossa cidade, a certeza e a tranqüilidade de entrar em qualquer estabelecimento comercial, e visualizar preços dos produtos em que tiver interesse”, explicou o coordenador.
A seguir, os totais de atendimentos do mês de junho a dezembro por categoria.
Categoria....................... Total 06 a 12/2013
Telefonia....................................... 1.778
Comércio local................................. 848
Serviços........................................... 813
E-commerce (compras internet) .......181
Financeira......................................... 828
TOTAL .......................................... 4.448
fonte: pma, em 16/01/2014
