Capa

Capa
» » » » » Reunião discute Segurança Pública em Arapongas


SEGURANÇA

COM A CRIAÇÃO DA SUBDIVISÃO POLICIAL, O EFETIVO DE POLICIAIS AUMENTA, POIS ALÉM DE QUATRO DELEGADOS, UMA SÉRIE DE OUTROS DEPARTAMENTOS VEM JUNTO, COMO CRIMINALÍSTICA, IML – INSTITUTO MÉDICO LEGAL” 



Blog, em 01 /05/2014  
Após muita discussão na última sessão na câmara de vereadores, no dia 28, ocorreu na tarde da última quarta-feira (30) uma reunião na sede do legislativo com representantes de várias entidades de Arapongas; Policias Civil e Militar, Guarda Municipal, Conselho de Segurança, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Ministério Público, OAB, SIMA, ACIA, Maçonaria, Rotary e Lions, para discutir e buscar soluções aos problemas de falta de segurança que vem deixando a população assustada. 
Devido ao excesso de trabalho, o titular da 30ª Delegacia de Polícia, em Arapongas, Dr. Osnildo Carneiro Lemes, está afastado, mesmo assim se dispôs a participar da reunião. Há seis meses o delegado, além do trabalho normal é obrigado a estar de plantão a semana toda, em virtude da falta de um delegado adjunto. Dr. Osnildo alerta que a estrutura da 30ª DRP é a pior do Paraná e ele não tem dúvida nenhuma quanto a isso. 
O delegado voltou a reafirmar que pelo tamanho da cidade e pelo volume de serviços em Arapongas, a cidade merecia ter 35 investigadores, uns 15 escrivães e quatro delegados e de acordo com o Dr. Osnildo esses números não são exagerados, mas são números que possibilitaria fazer um trabalho muito bem feito e de qualidade. “Com a criação da Subdivisão Policial, o efetivo de policiais aumenta, pois além de quatro delegados, uma série de outros departamentos vem junto, como criminalística, IML – Instituto Médico Legal”, explicou Osnildo Carneiro. 
Com o afastamento do delegado titular, Arapongas está sendo socorrida pelo delegado de Rolândia, Walter Helmut Eckert Júnior, que vem alternando expediente entre Rolândia e Arapongas.

O presidente do Conselho de Segurança, Osvaldo Damião, juntos com 56 entidades representativas de Arapongas, elaboraram um documento e apresentaram ao secretário de segurança do estado, colocando a preocupação do conselho local para com a segurança no município. Damião afirmou que o delegado do interior, Dr. Rogério Lopes garantiu que falta apenas a prefeitura disponibilizar um local, pois a subdivisão está garantida. “O Doutor Rogério cobra um local grande, para a estrutura dos vários departamentos da subdivisão”, disse Osvaldo Damião. 
O secretário municipal de Segurança, Antônio Glênio Machado garantiu ao delegado do interior, Dr. Rogério Lopes que a prefeitura arcará com as despesas de locação de um local para sede da subdivisão policial, e que toda a mobília, antes destina a delegacia da mulher, será repassada para a subdivisão. 
Questionado sobre módulos policiais, o Capitão Sandro Alberto Segóvia explica que para manter um módulo policial fixo em qualquer bairro, é necessário a disponibilidade de 4 policiais militares e Arapongas não tem contingente suficiente.
Ficou definido que a OAB local formulará um documento com metas prioritárias para a segurança em Arapongas. No próximo dia 09 de abril, sexta-feira, será realizada outra reunião, também às 16horas e 30 minutos para apresentação do documento que será encaminhado ao executivo local e estadual.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga