Capa

Capa
» » » Vacinação contra a gripe é prorrogada em todo País


GRIPE  

Apenas 50% do público-alvo recebeu vacina até esta quinta-feira (8). A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e no período de frio aumentam as chances de contágio da doença. 


Blog, em 09/05/2014  
com Agência Brasil e Tnonline  

Na região, segundo levantamento da 16º Regional de Saúde de Apucarana, o índice médio de imunização nos municípios da região era de 64,2% do público alvo. Os dados foram divulgados ontem. A meta é chegar a 80%.
A vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o País. O Ministério da Saúde informou que cada município decidirá até que data fornecerá a vacina em seus postos de saúde. A campanha se encerraria nesta sexta-feira (9).


De acordo com o ministério, apenas 50% do público-alvo se vacinou até esta quinta-feira (8), o que representa 21,3 milhões. A meta é atingir 80% do grupo prioritário para a imunização, composto por 49,6 milhões de pessoas. Fazem parte do grupo prioritário para a vacinação, crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.


Dos 17 municípios da região, apenas 4 obtiveram índice superior a 80%. Bom Sucesso, Nova Itacolomi, São Pedro do Ivaí e Califórnia. Em todo estado, a meta é vacinar mais 2,9 milhões de paranaenses, entre idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes c^ronicos, trabalhadores de saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A orientação é de que agora os municípios intensifiquem a campanha e chamem os grupos para a vacina.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial para Saúde (OMS) para 2014: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Como o período de maior circulação da doença ocorre do fim de maio até agosto, a campanha começa antes do inverno para que os anticorpos tenham tempo suficiente para serem criados no organismo (o que demora de duas a três semanas após a aplicação da vacina).


Contraindicações
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Recomenda-se observar a pessoa imunizada, pelo menos, por um período de 30 minutos em ambiente com condições de atendimento. Não há efeitos colaterais. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção, enrijecimento muscular ou febre. Todos estes sintomas tendem a desaparecer em 48 horas. 


Cuidados simples podem evitar a contaminação:
  • Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
  • Mantenha os ambientes ventilados.
  • Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
  • Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
  • Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.
  • Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.
  • Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
  • Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos. 

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga