Capa

Capa
» » » » » Arapongas recebe proposta para 'privatização' da água.

ARAPONGAS  Privatização  


Empresa de São Paulo "se oferece" como alternativa para resolver o desabastecimento. 


Blog em Quinta-Feira 06/06/14 - PMA / Tribuna do Norte. 
Foto / PMA
Votação, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 103/11, do Executivo, que prorroga por 50 anos os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM)
Atualmente, detém 15% do mercado privado de saneamento e é responsável pelo atendimento de mais de 700 mil domicílios em 29 municípios.
Em busca de alternativas que solucionem o problema da falta de água em Arapongas, o vereador Miguel Messias (PMDB) propôs uma possibilidade de privatização no abastecimento e saneamento da cidade. Para tanto, ele apresentou a empresa Aegea, do grupo Equipav, de São Paulo, que esteve na cidade para relatar sobre seu trabalho ao prefeito Antônio José Beffa (PHS) e também aos demais vereadores. 
Miguel Messias diz que esta foi uma forma que encontrou de oferecer alternativas ao problema do racionamento de água no município. 
A ideia do vereador em apresentar a empresa veio do conhecimento de que na cidade de Campo Grande (MS) a população passou por problemas semelhantes aos de Arapongas em relação à falta de água. No entanto, desde que a empresa assumiu o serviço, a situação melhorou. "Em Campo Grande havia diversos problemas em relação ao desabastecimento de água, que foram resolvidos através da privatização do setor. Iremos até a cidade para verificar a situação e conversar com a população", disse Messias. 
Segundo o procurador Jurídico do Município de Arapongas, Fernando Sartori, o Executivo está receptível a todas as apresentações de sistemas que sejam diferentes do que sejam diferentes do que atualmente é adotado. "Gostamos muito da apresentação da Aegea. No momento estamos abertos para conhecer alternativas para o abastecimento de água. Estamos oxigenando ideias e por isso estamos receptíveis para conhecer novos sistemas", declarou. 
A Aegea atua em 25 municípios nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, respondendo por 15% do mercado privado de saneamento. Atualmente, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), empresa estatal com participação privada, é quem presta o serviço em Arapongas em mais 341 municípios paranaenses.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga