Capa

Capa
» » » » » Encontro Diocesano de Fé e Política

PARANÁ  Formação 


O encontro contou com exposições sobre o tema: Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva Soberana do Sistema Politico e a Doutrina Social da Igreja e mandatos e acompanhamentos de mandatos de vereadores, com informações e dados atualizados. 

Durante todo o dia do último sábado (21), a Diocese de Apucarana realizou, o Encontro Diocesano da Pastoral Fé e Política, no Centro Diocesano de Ação Evangelizadora, com a coordenação do assessor diocesano da Pastoral Social, padre Geraldino de Proença. Participaram representantes de várias Pastorais, além de vereadores da diocese ligados aos movimentos Pastorais.

A ética na política, foi o assunto abordado pelo padre Jefferson Nogueira da Matta, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora. “A ética é o esforço máximo de todo ser humano em fazer a coisa certa”, disse Padre, Jefferson. Já no campo política, conforme assinala, “o certo da ética é agir tendo em vista o bem comum e a participação no exercício da cidadania”.

Aos vereadores participantes do encontro e também aos demais, Padre Jefferson lembrou que o que a Igreja pede é para que não percam de vista o bem comum. “Que os vereadores sejam um canal de participação no exercício da cidadania, que defendam a vida, a família, que tenham boa conduta e se esforcem em recuperar o gosto pela política”, disse.

Na sua palestra, Padre Jefferson também apresentou a Cartilha de Acompanhamento Parlamentar (CAP), que pede aos cidadãos brasileiros, comunidades e os movimentos sociais para que acompanhem o trabalho dos parlamentares eleitos pelo voto.

Para o vereador araponguense, Lita Evangelista (PHS), a CNBB convida autoridades a serem construtores de uma sociedade em vista do bem comum. “É muito importante que a sociedade participe dos grupos de Fé e Política em seus municípios e que se façam presentes acompanhando os trabalhos da Câmara Municipal e do Executivo”, disse Lita, convidando as pessoas a procurar as secretarias das Paróquias. “Para discutir novos rumos para a cidade, ajudando numa Política mais participativa, em Arapongas existem os Observatórios e também o Fórum de Desenvolvimento, que promove reuniões, buscando melhorias para a cidade”.

O Paulo VI diz que a Política uma maneira nobre e exigente de servir ao próximo”, destaca o vereador, lembando ainda as palavras do Papa Bento Paulo VI que afirma: “A sociedade justa não pode ser obra da Igreja; deve ser realizada pela política. Mas toca à Igreja, e profundamente, o empenhar-se pela justiça, trabalhando para a abertura da inteligência e da vontade às exigências do bem.”.

Plebiscito – Segundo o Padre Geraldino, o encontro também serviu para se discutir a formação de comitês de divulgação do plebiscito a ser realizado no dia 7 de setembro. O plebiscito é no sentido de ouvir os brasileiros sobre a possibilidade de se instalar uma Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva visando a reforma política. 0 assunto, inclusive, foi abordado pelo professor da Unespar, Antônio Pereira da Silva.


Blog em 22/06/14  - Com Informações da Tribuna do Norte

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga