Capa

Capa
» » » Kenny, primeiro tigre branco com Síndrome de Down


UM ANIMAL ESPECIAL  
Filhote de um cruzamento forçado entre irmãos, motivado por dinheiro, Kenny nasceu com deficiências físicas e, possivelmente, mentais. Pesquisadores desconfiam que ele seja o primeiro tigre branco da história a ser portador de Síndrome de Down.
Não é de hoje que o homem está fazendo um baita estrago na natureza por causa de dinheiro. Nos EUA, mais um caso chamou a atenção da mídia e teve Kenny, um tigre branco deficiente, como protagonista.

Blog em 02/07/14  - Com Débora Spitzcovsky, de Planeta Sustentável
Fotos: Divulgação/Turpentine Creek Wildlife Refuge 




O felino foi cobaia de uma experiência de endogamia: ele nasceu em um criadouro que forçou o cruzamento entre dois tigres brancos irmãos. Os donos do lugar pretendiam ter vários "tigres brancos puros" para vender para zoológicos, hotéis e quem mais estivesse interessado, já que os animais são extremamente raros na natureza.

Mas o
 cruzamento entre parentes Ã© extremamente perigoso e pode gerar uma série de problemas para os filhotinhos da ninhada. Foi o que aconteceu com Kenny. Por causa da endogamia (e da ganância do homem), ele nasceu com sérias deformidades no rosto e também com má formação bucal, que não deixa ele fechar a boca nunca. Além disso, pesquisadores suspeitam que o animal tivesse deficiências mentais, o que pode indicar que Kenny seja o primeiro tigre branco com Síndrome de Down da história.

O bicho morreu de câncer em 2008, com 10 anos de idade, na reserva
Turpentine Creek, para onde foi levado depois de ser rejeitado pelo seu criadouro. Ninguém tinha interesse em comprar Kenny e, por isso, ele não tinha mais valor nenhum para o lugar.  
 
Seu irmão, Willie, que também nasceu com um sério problema de estrabismo por causa da endogamia, foi mandado para a mesma reserva, onde morou até os 12 anos de idade e morreu. Até os pais de Kenny, os irmãos Conway e Loretta, foram levados para lá. Diferente dos filhotes, eles não tinham nenhum problema genético - e por isso viveram muito mais tempo, cerca de 21 anos -, mas perderam o valor econômico para o criadouro porque começaram a gerar mais filhotes deficientes - que já nasciam mortos ou duravam muito pouco - do que saudáveis. 
Alguém avisa que animais não são objetos para serem descartados assim?

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga