Capa

Capa
» » » » » » Jogos Escolares do Paraná: Arapongas leva ouro e bronze no Badminton.

Após oito dias e competições, a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs)foi encerrada neste sábado (02.08), em Foz do Iguaçu. 

Considerados o maior evento esportivo estudantil da América Latina, os JEPs reuniram na etapa final mais de 5.400 atletas, em 18 modalidades. 

O badminton é uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo. Nos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) não é diferente. A modalidade que no ano passado teve pouco mais de 60 inscritos na fase final A (15 a 17 anos) neste ano superou os 90 inscritos, um crescimento de 50 %. Com isso, os jogos tornam-se cada vez mais atrativos. Um exemplo disso pode ser visto nos confrontos finais de sábado (02.08). Alto índice técnico e muita emoção. No masculino, superioridade total dos colégios estaduais de Toledo que faturaram os três primeiros lugares na classificação geral. Já no feminino o Colégio Sesi de Arapongas ficou com o título.

Entre as meninas a final contou com duas conterrâneas do mesmo colégio. Rafaela Ferreira Barbosa e Giovana Romão Antonio, estudam no Sesi de Arapongas e foram bicampeãs dos JEPs ‘A’ por dupla, com vitória em cima do Colégio Estadual Antônio José Reis, de Toledo. Após o título de dupla as araponguenses se enfrentaram em uma final entre amigas. Apesar da amizade, em quadra elas não misturam as coisas. “Chega na quadra cada uma faz o seu jogo, é pauleira”, comenta Giovana. “Dentro da quadra a amizade não influencia no jogo, pois jogo é jogo”, emenda Rafaela. Na disputa pelo ouro individual feminino quem levou melhor foi Rafaela. O bronze na dupla feminina ficou com o Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba, e o bronze no individual ficou com a toledana Camila Almeida Lima, do Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego. 

Na classificação final feminina o Colégio Sesi de Arapongas levou o troféu de primeiro lugar. As vice campeãs foram do Colégio Estadual Antonio José Reis, de Toledo, e o terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba.

No masculino os atletas dos colégios toledanos tiveram supremacia total por duplas e foram bicampeões geral nos JEPs ‘A’. Na disputa por duplas Matheus Henrique Marchi e Leonardo Eberhard Teixeira, do Colégio Estadual Senador Atilio Fontana, foram os campeões. Eles venceram os conterrâneos Vagner Antunes e Alisson Romão do Nascimento, do Colégio Estadual Antonio José Reis. O bronze ficou com Felipe de Faria e João Pedro Kroth, do Colégio Estadual
De azul: Rafaela Ferreira Barbosa e Giovana Romão
 Antonio, Sesi de Arapongas foram bicampeãs dos
JEPs ‘A’ por dupla, com vitória em cima do Colégio
Estadual Antônio José Reis, de Toledo
Castelo Branco. 

No individual a final foi entre estudantes de Toledo e Curitiba. O toledano Felipe Faria levou a melhor sobre Lucas Gilinski Cunha, da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, vencendo de virada por dois sets a um. O bronze ficou com Evandro Vicente, do Colégio Estadual Unidade Polo, de Arapongas. 

Na classificação final masculina o Colégio Estadual Senador Atilio Fontana foi o campeão, com o Estadual Presidente Castelo Branco em segundo e o Estadual Antonio José Reis em terceiro, todos de Toledo que participou com uma delegação formada por sete colégios todos estaduais.

Finais
As modalidades coletivas, do badminton e tênis de mesa marcaram o último dia da competição. No vôlei, o Colégio Refina Mundi, de Maringá, conquistou os títulos no masculino e feminino. As partidas finais foram contras os colégios Global, de Umuarama, e Aliança de Guarapuava.

No basquete feminino, as donas da casa conquistaram o título pelo terceiro ano consecutivo. As atletas do Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, venceram o time do Dom Bosco Batel, de Curitiba, por 58X23.

No basquete masculino, uma partida disputadíssima entre os times do Colégio Regina Mundi, de Maringá, e o Colégio Dom Bosco Batel, de Curitiba. Durante a rodada o placar esteve equilibrado do primeiro ao último segundo de jogo. A partida finalizou em 62X56 para os maringaenses.

HANDEBOL - A equipe de handebol masculino do Colégio Sapiens, de Maringá, sagrou-se campeã da 61ª edição dos Jeps, após vencer o Colégio Cooperativa, de Foz, por apenas um gol no fim. A partida terminou em 17x16.

No feminino, o Colégio Estadual Urbano Pedroni, de Floraí, foi o campeão, depois de vencer o time do Colégio Monteiro Lobato, de Iporã, por 22x20.

TÊNIS – A competição de tênis de mesa foi no centro de convenções. Com duas medalhas de pratas (em 2011 e 2013), o Colégio Nestor Chaves, enfim conquistou o tão esperado ouro na prova individual dos JEPs.

Já no tênis de mesa feminino a caloura pela categoria A (15 a 17 anos), mostrou às veteranas que vai dar muito trabalho ainda.

Vencendo a atual campeã Gabriela Jorente Marroque, do Colégio Sesi de Cascavel, ainda na primeira fase, a representante do Colégio Aliança, de Francisco Beltrão, Letícia Dalla Vechia, acabou ficando com a prata no confronto contra Gabriela na grande final.

BADMINTON - O badminton é uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo. Nos JEPs não é diferente. A modalidade, que no ano passado teve pouco mais de 60 inscritos na fase final A neste ano superou os 90 inscritos, um crescimento de cerca de 50%.

Classificação Final: Link
Com isso, os jogos tornam-se cada vez mais atrativos. Os confrontos finais de sábado foram marcados por alto índice técnico e muita emoção. No masculino, superioridade total dos colégios estaduais de Toledo, que faturaram os três primeiros lugares na classificação geral. Já no feminino, o Colégio Sesi de Arapongas ficou com o título.

Na classificação final feminina o Colégio Sesi de Arapongas levou o troféu de primeiro lugar. As vice campeãs foram do Colégio Estadual Antônio José Reis, de Toledo, e o terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, de Curitiba.

Na classificação final masculina o colégio Senador Atilio Fontana foi o campeão, seguido do colégio Presidente Castelo Branco e o Antônio José Reis em terceiro. Todos de Toledo.

OUTRAS MODALIDADES - No atletismo, o alto nível das provas nos Jogos Escolares do Paraná 2014 demonstrou a qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas dos municípios considerados polos da modalidade.

Ainda não foi desta vez que conseguiram quebrar a tradição toledana da Ginástica Rítmica dos Jogos Escolares do Paraná. Mais uma vez, a cidade dominou o pódio das disputas que foram realizadas no primeiro fim de semana da fase final em Foz do Iguaçu.

Giovanna Oliveira foi um dos destaques da competição e conquistou sua segunda medalha de ouro consecutiva. Em dois anos, foram dois títulos estaduais e uma medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo governo estadual e têm as Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo como responsáveis pela condução da competição.

PARA VER MAIS FOTOS CONFIRA NO LINK ABAIXO
Fotos

Blog em 07/08/2014
COM/SEET - Jogos Escolares do Paraná

 

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga