Capa

Capa
» » » » Pela primeira vez, as escolas municipais de Arapongas tem eleições diretas para diretores.

Nas escolas onde os professores estão pleiteando o cargo de diretoria, o clima é de disputa

Anteriormente, os cargos eram nomeados a partir da confiança do gestor. Agora, no entanto, o processo de escolha passará pelo crivo de funcionários, pais e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

O processo eleitoral, inclusive, movimenta várias escolas da cidade. Os professores lotados de cada escola poderiam se candidatar ao cargo de diretoria. Das 24 escolas municipais da cidade, 14 delas tiveram apenas um candidato na disputa, o que desconsidera o trâmite de votação, noves escolas, no entanto, estão com dois candidatos concorrendo ao cargo e uma tem três candidatos no pleito. 

Nas escolas onde os professores estão pleiteando o cargo de diretoria, o clima é de disputa. Com regras estabelecidas pela secretaria de Educação, os candidatos têm a oportunidade de fazer a divulgação dos seus Planos de Ação que poderão ser desenvolvidos no caso de serem eleitos. “Nossa recomendação era que cada escola separasse um mural para que eles apresentassem suas propostas, de modo que os pais pudessem saber o Plano de Ação de cada candidato. O intuito da divulgação é contribuir para que cada votante tivesse a oportunidade de escolher aquele que melhor lhe representasse. Tivemos a preocupação de garantir que esta “campanha” não afetasse o ambiente escolar e o desenvolvimento dos nossos alunos”, afirmou a membro da Comissão Consultiva, encarregada de acompanhar todo o processo, Elisângela Bobato Cortez. 

Em muitas escolas, o clima é de campanha, com panfletagem, jornais de campanha e faixas. É o caso da Escola Municipal Antonica Giroldo Franciosi. Rosalino Gobbo, pai de alunos desta escola, vê com bons olhos a possibilidade dos pais escolherem a diretoria. “Acho essa oportunidade importante para que possamos ajudar a decidir quem será o diretor responsável pela escola que fornece a educação dos nossos filhos”, diz. As eleições acontecerão na próxima quinta-feira, nas próprias escolas. Os votos serão computados ao longo de todo o dia e o resultado será divulgado após às 18h, assim que finalizada a contagem de votos.

Reprodução de: © 2014 Tribuna do Norte (TNOnline)
10/1/2014

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga