Nesta terça-feira, 45 agentes de combate às endemias participaram da cerimônia de formatura do curso de formação inicial, cumprindo exigência da Lei 11.350, que regulamenta as atividades de ACS e ACE . O curso teve início no mês de julho e foi oferecido pela Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Centro Formador de Recursos Humanos, da Escola de Saúde Pública do Paraná, com apoio do SENAI.
Com carga horária de 400 horas/aula o curso teve por objetivo capacitar o agende de combate às endemias, para atuar na vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do órgão gestor, visando zelar pela manutenção da saúde coletiva. Os profissionais que concluíram o curso estão aptos a execução das ações de controle ambiental das doenças, refletindo positivamente na saúde das comunidades onde atua. A coordenadora do curso, Aparecida de Oliveira, explicou que com o aperfeiçoamento do trabalho os agentes estão aptos para atender outros tipos de doença e não somente a dengue. “Hoje os agentes de combate às endemias estão capacitados, o que vai melhorar muito a qualidade do trabalho e respectivamente, melhorar a qualidade de vida da população”, disse.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Otávio Davanso, o município de Arapongas é a primeira cidade do estado do Paraná a realizar a capacitação das pessoas que trabalham com endemias, fato inédito que deixa o Paraná na frente de muitos estados.
O secretário de Governo, Alcides Livrari Junior, representou o prefeito Antônio José Beffa e o vice prefeito Pedro Paula Bazana e parabenizou os profissionais pela conclusão do curso bem como, os professores e tutores. Bazana agradeceu a equipe de saúde e todos os parceiros como SENAI, a 16ª Regional de Saúde, vereadores e autoridades presentes e a Escola de Saúde Pública do Paraná que juntos trouxeram para Arapongas mais um feito inédito.
04/12/2014
Home
»
Administração
»
Saúde
»
Saúde-Educação-Esporte
» Curso para agentes de combate às endemias forma 45 profissionais
Tags: Administração Saúde Saúde-Educação-Esporte
Destaques da Semana
Administração
Arapongas
Assistência Social
Brasil
Cidadania
Ciência e Tecnologia
Colunas
Comércio & Negócios
Cultura e Lazer
Câmara
Câmara Federal
Educação
Esportes
Futebol
Igreja
Indústria & Comércio
Mais notícias
Meio Ambiente
Obras
Palavra do Bispo
Paraná
Política
Saúde
Segurança Publica
Trânsito
CNBB - Programa Igreja no Brasil Nº 144