Capa

Capa
» » » » » » VIDA SOCIAL | TERCEIRA IDADE | Dança de salão traz benefícios para a saúde e a vida social na terceira idade

Atividade protege e fortalece o esqueleto, diminui a osteoporose, fortifica os músculos, traz equilíbrio, melhora a respiração e aparelho cardiovascular dos idosos.

Reprodução Globoesporte.com / EuAtleta.com - Por Nabil Ghoraeyb/São Paulo 19/06/2015
Novas amizades e novos amores surgem
 à medida que os idosos vão aos bailes
 (Foto: Getty Images)
Uma das matérias do programa “Como Será”, da TV Globo, exibido no dia 13 de junho 2015 (sábado), versou sobre os benefícios da dança de salão. Com a equipe do programa, a repórter foi ao Clube Atlético Ypiranga, tradicional clube de São Paulo fundado em 1906, onde se realiza um baile à moda antiga. 
Nos deparamos com um público acima dos 50, 60, 70 anos, numa animação e capacidade física impressionantes. Para boas imagens, cheguei a dançar com algumas senhoras com mais de 80 anos e uma delas, com 91 (confirmada por documento), rodopiava e deslizava. Enfim, todas dançavam a plena forma física e técnica. 
O interessante desta história é o que a cardiologia recomenda há alguns anos. Essa lúdica modalidade de atividade física foi valorizada por vários estudos de prevenção cardiovascular e geriátrica, até nos indivíduos com mais de 80 anos. Lógico que os mais jovens também se beneficiam, mas nessa faixa mais elevada consegue-se o que mais se precisa para a saúde, pois uma dança de salão movimentada protege e fortalece o esqueleto e músculos, diminuindo aosteoporose, fortificando os músculos e os deixando em condições para um dia a dia semcansaço físico.  
A famosa dificuldade para sentar e levantar de uma poltrona mais funda, deixará de existir, e o terrível risco de quedas, tão danosas para os idosos, quase que desaparece. Outro benefício fundamental é o equilíbrio, tão comum nos sedentários, chega a uma incidência de 40% em pessoas ativas (como os dançarinos), tão baixa quanto a diagnosticada em jovens com menos de 40 anos.  
Quanto ao aparelho cardiovascular? Logicamente não esperemos um risco zero de cardiopatias, mas em várias pesquisas científicas feitas no Brasil e em outras paragens, os resultados foram impressionantes. Meia hora seguida de dança de salão, em ritmos não muito rápidos até os mais rápidos equivale a um gasto de calorias entre 3,5 a 10 kcal/min para pessoas com mais de 60 anos. Ou seja, uma corrida regular de 60 minutos.
Seguindo um volume de “bailar” três vezes/semana, podemos concluir que este “ritmo de treinamento”, após 12 semanas, trará enormes benefícios para a saúde elongevidade: melhor controle da pressão arterial, do diabete, das gorduras sanguíneas, como triglicérides, e um evidente aumento do colesterol bom, o HDL. Os pulmões captam melhor o oxigênio, fato esse registrado por equipamentos médicos portáteis. 
O aspecto psicossocial é muito relevante e que piora com o avançar da idade. O fatordepressão é comum nessa população, além do desinteresse sexual. Por várias razões, os escassos relacionamentos familiares e sociais, que acontecem pelas poucas amizades que sobram, marcam esta faixa etária. 
Quando passam a frequentar os “bailes” (antigamente chamados da saudade), mudam totalmente. Novas amizades, novos amores, a volta do prazer dos relacionamentos amorosos, enfim saúde pra dar e vender, a verdadeira volta à vida.     
euatleta colunista saude nabil ghorayeb (Foto: eu atleta)

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga