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» » » » » ARAPONGAS | PROCON | Procon de Arapongas anuncia regionalização

Com extensão do juizado especial, índice de solução dos casos chega a 90% dos casos

Reprodução Tnonline, de Renan Vallim (Tribuna do Norte) publicado 04/07/2015
O Procon de Arapongas completou nesta semana 10 anos de funcionamento. O órgão, que chega a realizar 1 mil atendimentos mensais, é um dos poucos do Paraná com uma extensão do Juizado Especial Cível e Criminal, proporcionando que o consumidor saia do local já com um processo ajuizado e uma audiência marcada. Esse serviço conjunto entre Procon e Justiça faz com que o índice de resolução de casos ultrapasse os 90%. A quantidade de atendimentos deve aumentar nas próximas semanas, já que o Procon está em vias de ser regionalizado.

Coordenador do Procon araponguense, Paulo Sérgio Camparoto: parceria com o Juizado Especial proporciona várias vantagens.
 - Foto: José Luiz Mendes
De acordo com o coordenador do Procon araponguense, Paulo Sérgio Camparoto, a parceria com o Juizado Especial proporciona várias vantagens para o consumidor que possui algum problema. “O processo pode ser aberto aqui dentro da própria agência do Procon, poupando tempo do consumidor. Uma audiência entre as partes também pode ser marcada, com a homologação do juiz, o que diminui o tempo para a resolução do problema em 6 meses a um ano”, afirma ele. Com isso, a autuação das empresas acontece dentro do sistema do Tribunal de Justiça, já que o processo administrativo se torna, também, um título judicial. 
“Isso atraiu uma maior responsabilidade a nós, além de mais trabalho, mas esse é um esforço que vale a pena, pois podemos proporcionar ao consumidor a certeza de que o problema será resolvido”, destaca Camparoto. Em março, o órgão realizou 1.027 atendimentos, uma média de 46,6 atendimentos por dia. Já em abril, este número foi de 998, com 58,7 atendimentos diários. Em maio, 789 pessoas foram atendidas, uma média de 39,9 por dia. 
O setor de telefonia é o principal alvo das reclamações, seguido pelo comércio local, instituições financeiras e prestação de serviços. Os números de atendimentos deverão aumentar em breve. Isso porque os consumidores de Sabáudia poderão, em algumas semanas, reportarem seus problemas ao órgão araponguense. “Esse será o primeiro passo para a regionalização do Procon. Medidas como essa só podem ser realizadas através do esforço conjunto, não só dos atuais servidores do órgão, mas por todos aqueles que já passaram por aqui ao longo desses 10 anos. Por isso, gostaria de agradecer a todos que fazem ou já fizeram parte do Procon”, afirmou o coordenador.

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