Capa

Capa
» » » » » » REUNIÃO | PROFESSORES-PM | Reunião entre PM e APP-Sindicato aperfeiçoa relacionamentos entre professores e policiais militares

A melhor resolução é o diálogo.

PMPR publicado 02/07/201
Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (1º/07) no gabinete do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, marcou o (aperfeiçoamento) reestabelecimento das relações institucionais e interpessoais entre policiais militares e professores em todo o Estado do Paraná, as quais ficaram estremecidas após os fatos ocorridos no dia 29 de abril de 2015, durante manifestação em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Cívico.
Participaram da reunião, presidida pelo Comandante-Geral da Polícia Militar, o coronel Maurício Tortato, os deputados estaduais Rasca Rodrigues, Professor Lemos e Hussein Bakri (os dois últimos integrantes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa), o presidente da APP-Sincato (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná), Ermes Silva Leão e professores integrantes da APP Sindicato.
“A visita se reveste de um caráter bem emblemático, tendo em vista que a imprensa tem pautado estarmos [PM e professores] com as relações absolutamente corroídas, o que não é verdade. Existe respeito da Polícia Militar para com toda a classe dos professores, assim como temos a certeza de que existe respeito daquela classe em relação aos policiais militares”, enfatiza o Coronel Tortato.
Para o Comando Geral da PM, trata-se de dois segmentos importantes da sociedade paranaense, os quais desempenham atividades primordiais para o desenvolvimento social. “Somos agentes públicos e com essa responsabilidade vamos continuar nos pautando com respeito, com cidadania e com socialização de todas as nossas relações, para que possamos aprender com os fatos passados e aperfeiçoar as relações institucionais”, avalia.
“Essa conversa foi muito proveitosa, pois o Comandante-Geral tem uma compreensão muito boa da importância dessa harmonia entre profissionais da educação e da Polícia Militar. Já existem vários projetos que a própria PM desenvolve em conjunto com os professores e funcionários de escolas, e que alcançam os estudantes, por isso a boa relação e harmonia são importantes”, disse o deputado Professor Lemos. “A melhor resolução é o diálogo, e acredito que a partir de agora, com as orientações do Comandante, o relacionamento será bem melhor”, completou o parlamentar.
Os fatos ocorridos no dia 29 de abril são extremamente relevantes no ponto de vista do Comando Geral da PM e por isso devem ser tratados de igual forma. “Estamos na busca pelo aperfeiçoamento das relações institucionais e constituição de valores salutares entre PM e APP, principalmente no tocante ao respeito e a cidadania, em todos os rincões do Estado, onde estes dois segmentos desempenham suas atividades”, destaca Tortato. “A sociedade como um todo ou segmentada, por exemplo os professores, merecem respeito e cidadania”.
Uma das atividades desenvolvidas nos colégios, e que coloca professores e policiais militares em relacionamentos bem próximos e o Proerd (Programa Estadual de Resistência às Drogas e à violência), o qual já formou mais de 1,3 milhão de estudantes no Estado. Outra ação é o policiamento preventivo do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) que é feito em todos os municípios do Paraná, complementado por atividades como palestras com policiais, por exemplo.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga